Margareth Menezes assume prometendo mais recursos para Cultura; veja discurso de posse na íntegra
Nova ministra da Cultura, a cantora Margareth Menezes tomou posse nesta segunda-feira (2) em solenidade que contou com a participação de diversos artistas. Em seu discurso, a nova ministra ressaltou a importância da cultura para a população brasileira e para a economia do país.
“Voltou o MinC para o lugar de onde nunca deveria ter saído, ou seja, do seu lugar na esplanada e da relevância no imaginário do povo brasileiro. Está mais forte, com mais recursos e estruturas do que qualquer outro momento de sua história”, afirmou.
Segundo a cantora, Lula a pediu para que a pasta seja “para os artistas” e que a cultura seja uma “potência econômica”, classificando o presidente como aliado de primeira hora da cultura brasileira.
“A cultura é base primordial para a educação (…) é fator de desenvolvimento econômico e social, de inclusão e cidadania, mas, acima de tudo, qualifica e conscientiza uma ideia profunda de democracia”, destacou.
“É hora de darmos as mãos, reatarmos laços possíveis e superarmos as desavenças para realizarmos uma empreitada. É preciso ter coragem de construir o novo. Ganhar e perder faz parte da democracia, e a dignidade é sinal de cidadania”, acrescentou.