Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Marfrig tem exportações suspensas para China por doença atípica no gado

Valter Outeiro da Silveira - 04/06/2019 - 8:59
Marfrig comunica em nota suspensão de exportações para China (Foto: Money Times)

Marfrig (MRFG3) comunicou em nota que o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) notificou a empresa sobre caso atípico de EEB (Encefalopatia Espongiforme Bovina) no Mato Grosso, resultando na suspensão temporária de emissões de certificados sanitários para exportação de carne bovina para a China.

De acordo com a companhia, a suspensão tem como base um protocolo bilateral de inspeção e qualidade entre os dois países. Segundo a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), o Brasil mantém seu status de risco insignificante quanto a EEB, excluindo casos atípicos para efeito de reconhecimento do status oficial de risco do País, sendo que a doença pode ocorrer de forma espontânea em bovinos em qualquer região do mundo.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

A Marfrig afirma que a organização já determinou o encerramento do caso, sem alterar o status sanitário brasileiro, que segue como insignificante em relação a doença. “O tratamento que vem sendo dado ao caso comprova a eficiência e a transparência dos mecanismos brasileiros de rastreabilidade e de controle sanitário”, completa a nota.

“A Marfrig acredita que a situação está dentro dos parâmetros regulares envolvendo questões sanitárias e que as exportações devem ser retomadas em breve”, completa o comunicado.

Por fim, vale destacar que as exportações diretas da América do Sul para a China representam somente 3% do faturamento total da empresa no primeiro trimestre, divididos os remetentes da seguinte forma: 0,9% saíram do Brasil e 2,1% foram enviadas por Uruguai e Argentina.

 

Leia mais sobre: Carnes, China, Marfrig, Mercados

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 05/06/2019 - 12:18