Ministério da Fazenda

Marcos Barbosa Pinto: Conheça o indicado de Haddad para comandar as Reformas da Fazenda

22 dez 2022, 17:06 - atualizado em 22 dez 2022, 18:36
Marcos Barbosa Pinto
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, anunciou todos os nomes da sua equipe econômica. Confira. (Imagem: Facebook/Fernando Haddad)

Marcos Barbosa Pinto foi nomeado secretário de Política Econômica e irá atuar ao lado de Fernando Haddad no Ministério da Fazenda no Governo Lula, que terá início em 1° de janeiro de 2023.

Marcos Barbosa Pinto é mestre em direito pela Universidade de Yale (EUA) e doutor pela Universidade de São Paulo (USP) na mesma área. Ele também teve passagem pela Comissão Mobiliária de Valores (CVM).

O advogado trabalhou com Haddad em 2003, no Ministério do Planejamento do primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Barbosa e Haddad foram responsáveis pelos projetos de lei das Parcerias Público Privadas (PPPs) e do Prouni.

Entre 2006 e 2007, Barbosa foi chefe de gabinete de Demian Fiocca, então presidente do BNDES.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Marcos Barbosa e a demissão de Levy do BNDES em 2019

Em 2019, Barbosa foi convidado para assumir o cargo de diretor de Mercado de Capitais do BNDES a convite de Joaquim Levy, o então presidente do banco.

A proximidade de Barbosa com os governos do PT gerou insatisfação de Jair Bolsonaro. O ex-presidente ameaçou demitir Levy, sem a anuência de Paulo Guedes, caso Barbosa não fosse exonerado do cargo de diretor.

Ao fim, o desgaste levou à entrega do cargo tanto por parte de Barbosa quanto do próprio Levy, gerando protestos do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia.

O cargo de secretário da Reforma da Fazenda

Como secretário de Reformas da Fazenda,  Marcos Barbosa Pinto estará encarregado de conduzir as reformas regulatórias e minirreformas a serem propostas pelo governo Lula. A única exceção é a reforma tributária, que terá à frente o economista Bernard Appy.

Bernard, inclusive, é o propositor do projeto de reforma tributária cuja tramitação permanece paralisada no Congresso nacional.

Além de Marcos Barbosa, Fernando Haddad anunciou os nomes Rogério Ceron, Guilherme Mello e Robinson Barreirinhas como secretários do Tesouro Nacional,  de Política Econômica e da Receita Federal, respectivamente.

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.