Marcopolo: venda de empresa na Índia une o útil ao agradável
A Marcopolo (POMO3) anunciou na noite da última quarta-feira (17) que irá se desfazer da sua joint venture com a indiana Tata Motors. A companhia pretende vender, por US$ 13,5 milhões, sua participação de 49% na empresa para a própria Tata.
Para Guide Investimento, o negócio será vantajoso para a Marcopolo pois além de ter levantado dinheiro com a venda, a Tata Marcopolo Motors terá que pagar royalties sobre a receita de produtos vendidos, “o que gera uma nova fonte de lucros para a Marcopolo”, afirmou o analista Luis Sales.
A operação não está sujeita a aprovações regulatórias e deverá ser concluída nas próximas semanas.
A joint venture entre a Marcopolo e a Tata teve início em 2010 e produzia ônibus urbanos, rodoviários, minis e micro-ônibus.
Novas apostas
A Marcopolo também, na última quarta-feira, fez sua primeira entrega de carros para veículos leves sobre trilhos (VLT), ampliando a aposta da icônica marca de carrocerias de ônibus no setor ferroviário para diversificar receitas.
As duas unidades entregues para uma operadora de turismo na Serra Gaúcha são as primeiras da Marcopolo Rail, unidade do setor ferroviário que a Marcopolo lançou no ano passado para atuar nos segmentos de VLT e modais de vias elevadas.
Mas a companhia espera começar a receber também encomendas de municípios já no começo de 2021, inicialmente com maior fornecimento de equipamentos de reposição e modernização, enquanto se prepara para a expansão desses modais pelo país.