Marcopolo (POMO4): Patamar de lucro com alta de 140% no 1T23 é tendência para o ano?
A Marcopolo (POMO4) reportou um lucro líquido de R$ 236 milhões no primeiro trimestre de 2023, conforme balanço divulgado nesta terça-feira (2). O número veio acima das projeções reunidas pela Bloomberg, que apontava para lucro de R$ 130 milhões no período.
O resultado trimestral representa uma alta de 141% na comparação com o mesmo período do ano anterior, quando a empresa registrou um lucro de R$ 98 milhões.
- Quem tem medo do Leão? O Money Times disponibilizou o guia do Imposto de Renda 2023 como cortesia a todos os leitores. Retire o seu exemplar aqui e veja as melhores dicas para fugir da malha fina.
A alta no lucro, conforme apontou a Marcopolo, refletiu o melhor ambiente de mercado no pós-pandemia. Além disso, também favoreceram a evolução do mix de vendas com acréscimo de volumes de produtos com maior valor agregado, a recuperação de margens através do repasse de custos e a maior alavancagem operacional.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Marcopolo foi de R$ 292 milhões nos três primeiros meses do ano, uma alta de 470% frente o mesmo período em 2022, quando a empresa registrou R$ 51,3 milhões. Já a receita líquida da Marcopolo somou R$ 1,6 bilhão no trimestre, alta de 72,5% na comparação anual.
Segundo a companhia, esse aumento se deve ao incremento de volumes vendidos no mercado brasileiro e nas operações internacionais. Além disso, também influenciaram o melhor mix de vendas com maior participação de carrocerias pesadas e as entregas direcionadas ao Caminho da Escola.
O que esperar?
Ivan Barboza, sócio-gestor do Ártica, avalia que “apesar de não esperar que esse resultado recorde se repita a cada trimestre”, a empresa deve continuar apresentando lucros bastante saudáveis ao longo do ano.
O vetor de crescimento para a Marcopolo é o fato de a idade média da frota de ônibus brasileira estar hoje acima do seu patamar histórico, pontua o especialista.
Além disso, por ser líder no setor de fabricação de carrocerias de ônibus no país, a Marcopolo é uma das empresas que “serão mais beneficiadas pela retomada desse mercado”, explica Barboza.