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Marcopolo (POMO4) amarga queda de 5% após números do 4T24, mas ainda é ‘compra’ para analistas

25 fev 2025, 13:17 - atualizado em 25 fev 2025, 13:17
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Ações da Marcopolo reagem negativamente ao balanço do quarto trimestre de 2024 (Imagem: Facebook/Marcopolo)

As ações da Marcopolo (POMO4) performam na ponta negativa do Ibovespa (IBOV) nesta terça-feira (25), enquanto os investidores digerem os resultados do quarto trimestre de 2024, que mostraram uma alta de 17% no lucro líquido, a R$ 318,8 milhões.

A companhia registrou uma expansão de mais de 60% no resultado operacional sobre um ano antes, em meio a uma retomada do mercado de transporte no país, apesar do ambiente de elevação de juros, informou a montadora de carrocerias de ônibus.

Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de R$ 461,4 milhões nos últimos três meses do ano passado, crescimento de 60,5% na comparação anual.

No entanto, analistas, em média, esperavam lucro líquido de R$ 331,8 milhões para a Marcopolo no período, com Ebitda de R$ 468 milhões.

Às 13h10 (horário de Brasília) POMO4 caía 5,10%, a R$ 7,63. Acompanhe o tempo real.



Equipe de analistas do BTG Pactual, liderada por Fernanda Recchia, veem uma receita forte no quarto trimestre, mas pontuam que as margens decepcionaram.

Os analistas destacam que o resultado financeiro foi negativamente afetado em R$ 50 milhões devido a uma variação cambial relacionada à desvalorização do real. A Marcopolo explicou que faz hedge cambial das exportações no momento da confirmação dos pedidos, garantindo a margem do negócio.

“À medida que os produtos são vendidos e faturados, o impacto da valorização ou desvalorização do real é refletido nas margens operacionais, ou no resultado financeiro”, pontua o BTG.

Para a equipe de analistas, o desempenho da Marcopolo no quarto trimestre mostrou um crescimento robusto da receita líquida, com alguma pressão sobre as margens, mas ainda acima dos níveis históricos, destacando os efeitos positivos dos esforços de reestruturação.

“Acreditamos que as condições estão postas para uma melhora gradual das margens em 2025. A carteira de pedidos permaneceu robusta nos modelos fretados e carrocerias pesadas, com a demanda por produtos de maior valor sustentando o crescimento”.

O BTG reitera sua recomendação de compra para a companhia, com preço-alvo de R$ 13,00. “Uma das nossas principais escolhas”.

O Itaú BBA coloca que a receita bruta e Ebitda vieram superior ao esperado, contudo, acabaram ofuscadas por uma perda de lucratividade.

“Se não fosse pelo forte posicionamento de compra nas ações, teríamos visto os resultados do 4T24 da Marcopolo como positivos”, diz o analista Gabriel Rezende e equipe.

Os analistas destacam que os comentários da administração no relatório de resultados continuam indicando que a demanda não está diminuindo e o backlog (pedidos confirmados) continua forte, com tendências operacionais melhorando, principalmente no exterior, o que sustenta a visão positiva da casa sobre as ações. .

O BBA tem classificação “outperform” (desempenho esperado acima da média do mercado, equivalente a “compra”) para Marcopolo, com preço-alvo de R$ 10,50.

4T24 da Marcopolo

A empresa teve receita líquida de R$ 2,7 bilhões no último trimestre de 2024, crescimento de 30,1% sobre um ano antes. A expectativa média do mercado indicava um faturamento para o período de R$ 2,54 bilhões, segundo a LSEG.

A companhia, que é a maior montadora de carrocerias de ônibus da América Latina, tem operações nos Estados Unidos, Canadá, África, Austrália e China.

“A gradual recuperação do mercado brasileiro de ônibus, após uma década marcada pela inconsistência e renovação inferior à necessária para renovação das frotas, projeta volumes crescentes também para 2025, mesmo em um cenário de altas taxas de juros”, afirmou a Marcopolo no balanço.

Segundo a empresa, a perspectiva decorre em parte de entregas menores que as previstas em 2024 de veículos em segmentos como elétricos e para atender o programa federal Caminho da Escola.

Somente no programa de transporte escolar, a Marcopolo projeta entregas de 5.189 ônibus em 2025 e 2026, diante de prorrogação de licitação de 2023 por mais um ano. Em 2024, a empresa entregou para o Caminho da Escola 2.531 veículos.

*Com informações da Reuters

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
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