BusinessTimes

Marcopolo avança após registrar avanço de 93% no lucro do 4º trimestre

26 fev 2019, 12:23 - atualizado em 26 fev 2019, 12:25
(Divulgação)

Por Investing.com – A Marcopolo (POMO4) divulgou na manhã desta terça-feira que encerrou o quarto trimestre de 2018 com lucro líquido de R$ 72,0 milhões, o que representa um crescimento de 93,0% em relação aos R$ 37,3 milhões apurados no mesmo trimestre de 2017. O acumulado do ano, o lucro foi de R$ 190,9 milhões, salto de 132,5% na base anual.

[Vídeo] Acompanhe os vídeos e veja como um trader está conduzindo investidores comuns a um patrimônio de R$ 5 Milhões.

Morgan Stanley altera viés e está mais pessimista com mercado brasileiro

Com isso, a ações da companhia operam com leve alta de 0,5, a R$ 3,96, no caso das preferenciais, enquanto as ordinárias somam 2,56% a R$ 3,21.

Em relação às receitas líquidas, o total do trimestre foi de R$ 1,239 bilhão, alta de 47% na comparação anual, sendo que um ano antes o resultado foi de R$ 843,6 milhões. No ano passado, as receitas foram de R$ 4,197 bilhões, crescimento de 45,9% na base anual.

O EBITDA do quarto trimestre foi de R$ 77,9 milhões, contra R$ 47,6 milhões de um ano antes, alta de 63,7%. No acumulado de 2018, o EBITDA foi de R$ 362,1 milhões, avanço de 202,5% na comparação com 2017.

Para a Mirae Asset, o resultado foi bom e em linha com o esperado, lembrando que na Argentina o mercado ainda continua fraco e negativo. Os analistas esperam por uma mensagem positiva no call de resultados e uma melhora ao longo dos próximos trimestres, com aumento de vendas e de margens. A corretora segue recomendando a compra, com upside de 16,9%.

No 4T18 foram registradas na receita líquida 4.547 unidades, das quais 2.683 unidades foram faturadas no Brasil (59,0% do total), 1.121 unidades exportadas a partir do Brasil (24,7%) e 743 unidades no exterior (16,3%).

A produção consolidada da Marcopolo foi de 4.359 unidades no 4T18. No Brasil, a produção atingiu 3.738 unidades no 4T18, enquanto que no exterior a produção foi de 621 unidades.

A participação de mercado da companhia no Brasil foi de 53,2% no 4T18 e 56,0% no ano de 2018. O destaque do trimestre foi o aumento de market share no segmento de micros, que cresceu 12,8 pontos percentuais em relação ao 4T17, explicado pelo maior volume de veículos para o programa Caminho da Escola.