Opinião

Márcio Araújo: O que significa ser frugal?

12 mar 2019, 19:27 - atualizado em 12 mar 2019, 19:28

Por Marcio Araújo, Educador Financeiro da DSOP Educação Financeira

A frugalidade significa gastar com o que é importante para você e obter o máximo de valor do seu dinheiro. A FRUGALIDADE ÀS VEZES é ruim. Muitas vezes é visto como auto sacrifício. Comportamento frugal é muitas vezes visto como desistir de coisas que você realmente se importa, a fim de economizar uma quantia trivial de dinheiro. Muitas vezes é visto como sendo o oposto de diversão.

Essas características podem ser precisas se o comportamento frugal for levado ao extremo. Mas esses extremos minam o que é frugalidade.

Frugalidade é na verdade sobre o objetivo de obter o máximo valor do seu dinheiro. Isso não significa que você não gaste dinheiro em coisas que são importantes para você.
Isso significa que você não gasta dinheiro em coisas que não são importantes para você.

Pessoas frugais cortam a maioria das coisas, para que possam se sentir bem gastando em algumas coisas que são importantes para elas, ao mesmo tempo em que economizam para seus grandes objetivos no futuro.

Por causa disso, uma grande parte da frugalidade é realmente entender quais coisas são importantes para você e quais não são.

Por exemplo, você pode chegar à conclusão de que a compra de papel higiênico de marca não é importante para você, especialmente se você experimentar um produto de outra marca menos famosa e fizer um trabalho perfeitamente bom. Assim, você compra papel higiênico de outra marca , e o dinheiro que você economiza fica no seu bolso.

Você pode perceber que seu telefone fixo “linha” não é importante para você quando o telefone celular faz tudo o que você já precisa. Então você decide cancelar a linha fixa do telefone e economizar algum dinheiro.

O importante é lembrar que essas realizações são diferentes para todos. Algo que é importante para você pode não ser importante para outra pessoa e vice-versa. Você pode se importar em tomar uma boa xícara de café pela manhã. Ao mesmo tempo, alguém pode não ver muito valor na diferença entre o café “ótimo” e o café disponível no escritório. Alguém pode preferir beber chá ou água. O importante é que todos entendam suas próprias prioridades.

Ao mesmo tempo, nem tudo é importante na vida. Você precisa considerar o que é importante para você e o que não é grande coisa. Uma pessoa pode gostar de uma boa xícara de café todas as manhãs, mas não é um grande negócio se ele ou ela tem café do escritório todas as manhãs e talvez um copo surpreendente a cada manhã de domingo. Ou talvez uma pessoa perceba que um ótimo café não é tão importante, especialmente em comparação com a despesa constante que envolve e o que está custando essa pessoa a cada mês.

Como as escolhas de frugalidade são muitas vezes individuais para a pessoa, uma pessoa frugal às vezes pode parecer barata para os outros. Alguém que ama café pode achar que outra pessoa que bebe café barato é um pão-duro quando aquele bebedor de café barato só percebeu que um ótimo café não é um grande negócio e prefere gastar dinheiro em outro lugar.

Assim, uma parte fundamental da frugalidade não é se preocupar com o que as outras pessoas pensam. Isso não significa que você deva tratar mal as outras pessoas. O que isso significa é que você deve tomar decisões de gastos com base em como você se sente, não no que os outros possam pensar.

Frugalidade significa que você está considerando todas as suas despesas através dessas lentes. Esta despesa é importante para mim? Existe uma maneira de obter o que eu valorizo desta compra sem gastar tanto dinheiro?

Frequentemente, a frugalidade significa que você está aceitando o dinheiro que está economizando e aplicando-o a uma meta maior na vida, e esse objetivo muitas vezes não é evidente para os outros. Essa é outra razão pela qual uma parte importante da frugalidade não é se preocupar com o que os outros possam pensar.

No final, a frugalidade se torna realmente uma filosofia de vida. Você pode aplicar os mesmos princípios ao seu uso do tempo, seu uso de energia ou seu círculo social. Qual uso do seu tempo dá mais valor por hora? Qual uso de sua energia lhe dá mais valor antes de se desgastar? Quais relacionamentos proporcionam a você mais alegria e satisfação pessoal? Frugalidade é obter o máximo de sua vida.

Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.