AgroTimes

Mapa das biotecnológicas brasileiras sai do forno e resume a desproporcional concentração no Sudeste

05 fev 2021, 10:38 - atualizado em 05 fev 2021, 12:16
Trigo Grãos Agricultura Agronegócio Commodities
Pesquisa revela quantidade de empresas de biotecnologia, por setores e regiões, por exemplo (Imagem: Unsplash/@tunagraphy)

O Brasil possui 574 empresas de biotecnologia, entre startups e maduras, nacionais e multinacionais.

O Mapa Biotec, que acaba de sair, dá um desconto ainda para empresas não listadas, por não possuírem sites próprios, nem destaque em páginas do LinkedIn, ou sem menções em incubadoras, por exemplo.

Organizado pelo Profissão Biotec, plataforma aberta sob gestão das pesquisadoras Carolina Salvati, Jéssica Scherer, Letícia Malinoski e Ana Cristina Pereira Lemos, no trabalho se destacam as 381 empresas do Sudeste, como não seria diferente.

Mas também resume a desproporcional concentração de centros de pesquisa, base para a implantação das empresas de biotecnologia, em relação às demais regiões, especialmente acima do Brasil.

O Centro-Oeste possui 45, o Nordeste 27 e o Norte, 8.

O Sul é a segunda região a liderar, com 113.

No geral, são empresas estabelecidas desde a área ambiental à bioenergia, de insumos à saúde animal, além dos amplos setores da agricultura e indústria de alimentos.

A plataforma oferece a pesquisa por região, setores, tipo de organização e pelos nomes das firmas, e será atualizada regularmente de acordo com novos levantamentos e até a opção de as empresas que se enquadram no eixo em questão solicitarem enquadramento no Mapa Biotec.