Manifestantes protestam na França contra passe de saúde pelo 4º fim de semana
Manifestantes marcharam por cidades da França neste sábado no quarto final de semana consecutivo de protestos, reclamando do que consideram como regras opressivas que os obrigam a tomar vacinas contra a Covid-19 contra sua vontade e mostrar um passe de saúde para as atividades diárias.
Eles protestaram pelas ruas de Paris, Nice, Montpellier e outras cidades com cartazes dizendo “não à ditadura” e gritando “Macron, não queremos seu passe de saúde”.
Os protestos reuniram um grupo diverso contra a legislação do presidente Emmanuel Macron, cujo objetivo é ajudar a conter uma quarta onda das infecções por Covid-19 e ajudar a proteger a recuperação econômica do país.
As taxas de vacinação saltaram depois que Macron apresentou seus planos para um passe de saúde no mês passado. Dois terços de toda a população francesa receberam uma dose, e 55% estão totalmente vacinadas.
Passes similares –que mostram prova da vacinação ou um teste negativo recente –foram adotados em outros países europeus.
A partir de segunda-feira, os franceses terão que mostrar o passe para comer em um restaurante, ter acesso a tratamento não-emergencial em um hospital ou viajar em trens de uma cidade para outra. Eles já são necessários para acessar piscinas, museus e boates.