Eleições 2022

Mamãe Falei: “Uma parte podre da Faria Lima não quer a 3ª via”, diz Val após não entrar em pesquisa da XP

19 fev 2022, 15:19 - atualizado em 19 fev 2022, 15:24
O pré-candidato também publicou um vídeo em sua página oficial do Instagram, mostrando que havia ido até à sede da XP Investimentos em São Paulo. (Reprodução/Instagram)

A pesquisa eleitoral da XP/Ipespe divulgada na sexta-feira (19) mostrou que o ex-prefeito, Fernando Haddad (PT), venceria para governador do estado de São Paulo com 38% de intenção dos votos, caso recebesse o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Geraldo Alckmin.

Com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas, atual ministro da Infraestrutura, iria a 25%. Já Rodrigo Garcia, hoje vice-governador do Estado, apoiado por João Doria, chegaria a 10%.

O levantamento, no entanto, causou furor nas redes sociais. Isso porque um dos pré-candidatos ao Executivo do Estado teria sido esquecido do levantamento. Trata-se do deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei.

O parlamentar se manifestou por meio de sua página oficial no Twitter, alegando que estaria sendo sabotado pela pesquisa para beneficiar o candidato de Bolsonaro.

O pré-candidato também publicou um vídeo em sua página oficial do Instagram, mostrando que havia ido até à fachada da sede da XP Investimentos em São Paulo.

“Eles resolveram fazer uma pesquisa de intenção de voto fazer para o governo de São Paulo. Sabe qual foi a minha pontuação na pesquisa? Eu também não e você também não vai saber. Porque eles resolveram colocar o Boulos, o Haddad, o Marcio França, o Rodrigo Garcia, até o Alckmin que não é candidato eles colocaram. Até o [Abraham] Weintraub eles colocaram”.

“Uma parte pobre da Faria Lima não quer a terceira via e está com Bolsonaro”.

Do Val disse que ao entrar em contato com a instituição, foi informado que seu nome teria sido “esquecido”. Ele reiterou, no entanto, que se trataria de uma tentativa de sabotagem. O deputado e seus apoiadores começaram a publicar tuítes com a hashtag “Eu Não Confio na XP”, que foi parar nos Trending Topics.

O também pré-candidato Sergio Moro (Podemos), este à presidência, manifestou solidariedade ao correligionário, dizendo que a pesquisa precisa ser refeita.

Val também mostrou em seu Instagram uma conversa direta com a Ipespe, cuja veracidade não foi confirmada pelo Money Times, em que ele questiona a sua ausência no levantamento.

 

Confira a íntegra da pesquisa abaixo:

O Money Times solicitou um posicionamento à XP e ao Ipespe. Esta matéria será atualizada com as respostas.