Mais uma pra conta: Auren (AURE3) anuncia aquisição da Esfera Energia
Após anúncio da incorporação da AES Brasil (AESB3), a Auren Energia (AURE3) anunciou a aquisição da Esfera Energia, segundo fato relevante enviado ao mercado na terça-feira (4). O valor da transação não foi divulgado.
A operação faz parte da estratégia da companhia de expandir suas operações na área de comercialização de energia por meio de parcerias e investimentos em outras empresas.
- 850 mil brasileiros já estão recebendo, todos os dias, as atualizações mais relevantes do mercado financeiro. Você é um deles? Se a resposta for não, ainda dá tempo de “correr atrás do prejuízo”. Clique aqui para começar a receber gratuitamente.
A Esfera Energia é uma gestora de energia do país, que atende 570 grupos empresariais e gerencia cerca de 1.600 contratos de compra e venda de energia elétrica no mercado livre de energia, além de ter 142 unidades geradoras em sua carteira, tendo faturado R$ 324 milhões em 2023.
Até o momento a Auren já adquiriu participação na Flora Energia Renovável, marketplace de geração distribuída; na Way2 Serviços de Tecnologia, empresa de tecnologia especializada em telemedição e gerenciamento de energia; e na Aquarela Inovação Tecnológica do Brasil, que oferece soluções de inteligência artificial para a indústria e empresas de grande porte.
Além disso, em 2023, a companhia constituiu uma joint-venture com a Vivo focada na comercialização varejista, com atuação em todo território nacional e equipe própria e independente.
A recente incorporação da AES Brasil
A Auren anunciou a incorporação dos ativos da AES Brasil no último dia 15 com a intenção de se tornar a terceira maior geradora de energia do Brasil.
No documento, a Auren explica que a combinação de negócios criará uma relevante plataforma com potência instalada de 8,8 GW composta por um portfólio robusto de geração de energia totalmente renovável e Ebitda combinado, relativo ao ano de 2023, de R$ 3,5 bilhões.
“A Auren, como empresa combinada resultante, se tornará a 3ª maior empresa geradora de energia do Brasil e uma das melhores combinações do país sob o aspecto de diversificação de fontes renováveis, através da distribuição de sua capacidade em geração hidrelétrica (54%), geração eólica (36%) e geração solar (10%)”, explica.
Ademais, a empresa diz que a operação o consolidará a liderança já detida pela Auren como a maior comercializadora de energia do Brasil, que passará a ter uma vantagem competitiva adicional com a agregação de capacidade de geração da companhia combinada.
*Com Renan Dantas