Mais uma empresa anunciou oferta de ações (e o mercado odiou); entenda
No domingo (8), a Mahle Metal Leve (LEVE3) anunciou a contratação do Itaú BBA e Banco Citi para uma possível oferta de ações primária que pode envolver também venda secundária de papéis, segundo fato relevante enviado ao mercado.
Até o momento, a companhia não detalhou o cronograma, tamanho da oferta ou destino dos recursos.
O mercado não reagiu bem à notícia e os papéis da companhia afundam nesta segunda-feira (9). Por volta das 15h50, LEVE3 recuava 14,10%.
O Bradesco BBI avalia que a companhia não deve utilizar os recursos para diversificar sua tecnologia no país, uma vez que a Mahle Behr no Brasil é de propriedade integral da Mahle GmbH e tem esse objetivo.
Os analistas destacam ainda que, em 2014, a Mahle Metal Leve suspendeu os planos de incorporação e/ou exploração de sinergias operacionais com esta unidade de negócios no país.
“Como resultado, em nossa opinião, esta oferta subsequente seria principalmente secundária, atingindo um volume de negócio de R$ 1,1 bilhão, permitindo à Mahle GmbH manter o controle (atualmente uma participação de 70%)”, avaliam.
- Conflito entre Israel e Hamas: Entenda como o cenário de guerra pode mudar o jogo para os mercados, e onde investir para proteger seus investimentos dos riscos geopolíticos. É só clicar aqui para assistir ao Giro do Mercado desta segunda-feira (9)!
O que fazer com as ações?
Até que mais detalhes sobre a potencial oferta sejam divulgados, o BBI recomenda venda dos papéis. Os analistas pontuam ainda que há expectativa de um grande overhang (pressão vendedora) se comparado ao volume médio negociado diariamente ao redor R$ 10 milhões.
“Mantemos nossa preferência pelas ações da Tupy (TUPY3) em vez do Mahle Metal Leve, já que a ação está sendo negociado a 4x o múltiplo EV/Ebtida para 2024, resultando em um desconto de 45% para LEVE3″, concluem.
O Money Times procurou a Mahle Metal Leve e aguarda uma resposta. O espaço seguirá aberto, caso a empresa queira se manifestar.
* Com Reuters