Mais um país isenta brasileiros de visto; entenda
O México vai voltar a isentar brasileiros da exigência de visto para entrar no país. A decisão foi informada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Viera, durante audiência pública na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (24).
No último sábado (20), o Japão também anunciou que poderá isentar brasileiros de visto de curta duração. A possibilidade foi comunicada após encontro do presidente Lula com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida.
Vieira afirmou que conversou pessoalmente com os chanceleres do México e Japão, que tem posição favorável aos viajantes brasileiros. Sendo assim, como contrapartida, os países também irão usufruir de isenção para vir ao Brasil.
“Estive no México há coisa de um mês, negociei com o ministro Marcelo Ebrard e pedi que examinasse a questão da renovação de nosso acordo anterior, senão teríamos que impor também vistos aos mexicanos. A reação foi muito positiva. Estamos em plena negociação.”, afirmou Mauro Vieira.
Até o momento não foi informado quando as isenções passarão a valer.
Brasil voltou a exigir visto para viajantes de quatro países
O governo brasileiro decidiu retomar a exigência de vistos de entrada no país para cidadãos dos Estados Unidos, Japão, Austrália e Canadá, suspendendo a decisão unilateral tomada pelo governo de Jair Bolsonaro em junho de 2019.
À época, o Brasil decidiu suspender a exigência de vistos dos quatro países alegando que facilitaria a entrada de mais turistas, desconsiderando o princípio da reciprocidade, aplicado, de maneira geral pela diplomacia.
Isso porque, normalmente, os países só retiram vistos em um acordo bilateral, em que os dois lados concordam em adotar a mesma medida.
* Com Reuters