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Mais de 90% dos consumidores já tiveram o crédito negado alguma vez, aponta Boa Vista (BOAS3)

16 mar 2022, 10:31 - atualizado em 16 mar 2022, 14:11
Cartão de Crédito
As causas mais comuns para o crédito negado são o score de crédito baixo, ter restrições no nome e não ter como comprovar renda (Imagem: Pixabay)

Uma pesquisa realizada pela empresa de informações de crédito Boa Vista (BOAS3), mostra que 91% dos consumidores brasileiros já tiveram crédito negado ao menos uma vez ao longo de toda sua trajetória financeira.

A pesquisa, realizada com cerca de três mil consumidores dentro do Brasil, mostra que as causas mais comuns para o crédito negado são o score de crédito baixo, representando 43% das respostas, ter restrições no nome, citado por 42% dos entrevistados, e não ter como comprovar renda, com 11% de citações.

Não ter carteira assinada (4%) e não ter conta em banco (1%) também são motivos para o consumidor ter o crédito negado, de acordo com o levantamento.

A pesquisa ainda revela que, de dez consumidores, sete atribuem a sua pontuação de crédito como de grande importância na vida financeira.

No panorama geral, todos os pontos acima podem dificultar a aprovação do crédito por parte do consumidor, “já que as empresas levam em conta informações sobre comportamento de pagamento dos clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, para realizar a análise e se decidir pela concessão”, explica o economista da Boa Vista, Flávio Calife.

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Cadastro Positivo

A pesquisa da Boa Vista revela que grande parte dos consumidores (94%) tem ciência do Cadastro Positivo (em 2022, 94% dos entrevistados responderam que conheciam o programa). No entanto, a maioria não sabe como e onde consultar as informações.

O Cadastro Positivo é um banco que reúne dados dos consumidores e seu histórico de pagamentos. Nele, se pode conhecer mais sobre o perfil financeiro de cada pessoa e fazer uma análise de crédito com maior segurança, sendo reconhecido não somente por dívidas, mas também pelas contas pagas.

É um direito do consumidor saber se as informações de pagamento já fazem parte do banco de dados e ter acesso ao score de crédito e aos débitos registrados no CPF.

Para acessar as informações, é preciso entrar no site do Cadastro Positivo, clicar em “Entrar” e inserir o CPF e a senha (a mesma utilizada para acessar o site do Serasa).

Com o login feito, o Cadastro Positivo aparecerá para consulta. Para ver com detalhes as informações positivas, clique em “Ver meu relatório completo”.