Mais de 90% das empresas listadas nas bolsas da China alcançam alta nos lucros em 2018
Mais de 90% das empresas listadas nas bolsas da China reportaram aumentos nos lucros de 2018, apesar da pressões econômicas para baixo, ao mesmo tempo em que o setor privado alcançou resultados melhores do que o esperado, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (2) pela Shanghai Securities News.
Até 29 de abril, cerca de 3.500 empresas listadas em Xangai e Shenzhen – as duas principais bolsas de valores da parte continental da China – divulgaram seus relatórios de desempenho anual de 2018, com mais de 3.100 relatando que lucraram durante o período.
As receitas combinadas das empresas listadas ficaram em 45 trilhões de iuanes (US$ 6,7 trilhões), uma alta de 11% em termos anuais, enquanto seus lucros superaram 3,4 trilhões de iuanes, o que representa um avanço de 0,05%.
Cerca de 30% das empresas tiveram aumento de mais de 30% nos lucros, segundo o relatório.
Entre as empresas lucrativas, 61% são privadas, representando um sinal positivo para a economia geral, levando em consideração o papel crucial do setor privado em impulsionar o crescimento da geração de empregos.
Materiais de construção, petroquímicas, siderúrgicas e carvoeira estão entre as indústrias que alcançaram alto crescimento nos lucros, com o incremento médio de receita no setor de construção atingindo 60%, segundo o relatório
A economia chinesa superou sua meta oficial de crescimento econômico para 2018 de “cerca de 6,5%” ao atingir expansão de 6,6% no ano passado. No primeiro trimestre de 2019, o crescimento econômico ficou em 6,4%.