Tecnologia

Mais de 70% das pessoas estarão usando aparelho celular em 2025, diz pesquisa

09 set 2019, 17:40 - atualizado em 09 set 2019, 17:40
Nos próximos sete anos, 1,4 bilhão de pessoas passarão a usar internet móvel pela primeira vez, segundo o estudo (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

De acordo com a pesquisa The Mobile Economy 2019, da GSMA Association, 5,8 bilhões de pessoas estarão usando aparelho celular em 2025, o que corresponde a 71% da população mundial. A quantidade registrada no ano passado foi de 5,1 bilhões.

Ainda segundo o órgão, metade dos novos adeptos virá da região da Ásia-Pacífico, enquanto pouco menos de um quarto será da África Subsaariana.

Contribuição socioeconômica

Em 2018, as tecnologias e os serviços móveis geraram US$ 3,9 trilhões de valor, o equivalente a 4,6% do PIB global. Estima-se que em 2023 a contribuição alcance US$ 4,8 trilhões conforme os países cresçam em produtividade e eficiência. Também se espera que a rede 5G contribua para a economia global com US$ 2,2 bilhões ao longo dos próximos 15 anos.

Mais conexão

Nos próximos sete anos, 1,4 bilhão de pessoas passarão a usar internet móvel pela primeira vez, segundo o estudo. Até lá, mais de 60% da população farão uso do serviço.

“Esse crescimento em conectividade está ajudando a indústria móvel a aumentar seu impacto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e está incrementando a adoção de ferramentas e soluções baseadas no modelo móvel”, diz a GSMA, em relatório.

Geração de emprego

O levantamento revelou que 14 milhões de postos de trabalho tiveram suporte direto do ecossistema móvel. O setor ainda registrou mais 17 mil empregos criados indiretamente.

Internet das Coisas (IoT)

Estima-se que, entre 2018 e 2025, o número global de conexões IoT irá triplicar para 25 bilhões, enquanto a receita deve subir quatro vezes e totalizar US$ 1,1 trilhão.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial, de acordo com a GSMA, será a chave para o futuro dos negócios e para a transformação digital.

“Operadores de todo o mundo estão focando mais em inteligência artificial, com as aplicações do mecanismo incluindo chatbots e assistentes virtuais, operação e planejamento em network, assistência ao consumidor, entre outras.

Confira a íntegra da pesquisa a seguir:

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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