ImóvelTimes

Mais de 20% dos brasileiros moram de aluguel, mostra Censo Demográfico

15 dez 2024, 9:00 - atualizado em 15 dez 2024, 9:11
imoveis-alugados-censo-demografico-ibge
(Imagem: PPAMPicture/ iStock)

Cerca de 42,2 milhões de brasileiros moram em lares alugados, o que equivale a 20,9% da população brasileira, mostra dados do Censo Demográfico de 2022, divulgados nesta quinta (12) pelo IBGE.

A pesquisa confirmou a predominância da casa própria, mas também apontou para um crescimento no número de domicílios alugados e cedidos. Em 2022, 71,3% dos brasileiros possuem domicílios particulares, e 5,6% moravam em lares emprestados ou cedidos.

No entanto, os brasileiros estão, cada vez menos, morando em casas próprias. Em 2000, 76,8% dos brasileiros moravam em imóveis próprios, mostrando uma queda de 5,5 pontos percentuais. Vale ressaltar que, na época, a população brasileira era inferior a de 2022.

A queda vem junto com o aumento do número de domicílios alugados. Em 2000, apenas 12,3% dos brasileiros moravam de aluguel, mostrando um crescimento de 8,6 pontos percentuais.

A região centro-oeste do Brasil é a que possui o maior número de pessoas que moram em imóveis alugados, com 26,7%, ante 51,7% em domicílios próprios. Por outro lado, a região norte é a com menos aluguéis, com 14,9%.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
marcela.malafaia@moneytimes.com.br
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar