Consumo

Maioria dos brasileiros tem ao menos uma compra parcelada, diz pesquisa

28 maio 2019, 17:28 - atualizado em 28 maio 2019, 17:28
Aproximadamente 82,7 milhões de pessoas (53%) está com o orçamento comprometido para pagar as contas (Imagem: Arquivo Agência Brasil)

Mais da metade dos consumidores brasileiros possui alguma conta parcelada, segundo dados levantados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). São aproximadamente 82,7 milhões de pessoas (53%) com parte do orçamento comprometido para pagar as contas.

Dos 805 consumidores ouvidos, 16% não conseguiram responder quantas prestações tiveram para pagar em março.
A pesquisa ainda revelou que o tempo médio para quitar as parcelas é de cinco meses. Quando se trata de empréstimos e de financiamentos, o tempo dobra, chegando a 11 e 12 meses, respectivamente.

Em relação à quantidade de parcelas realizadas, 39% escolhem o menor número possível, enquanto 34% vão pelo maior número caso não tenha cobrança de juros.

Produtos e modalidades de pagamento

Os produtos mais parcelados são os eletrônicos, com 65%, e roupas, calçados e acessórios, representando 44%, Alimentação fora de casa e delivery também se destacam, com 26%.

O cartão de crédito é a modalidade de parcelamento mais mencionada pelos brasileiros, tendo aparecido em 69% das respostas. O crediário e o cartão de loja ocupam o segundo lugar, com 9% cada. O cheque pré-datado, por outro lado, foi citado somente por 1% das pessoas.

Compras por impulso

É inegável que fatores psicológicos, subjetivos e emocionais exercem influência nas decisões de compra. Em cada dez brasileiros, seis fizeram compras por impulso em março, sendo roupas, calçados e acessórios os itens mais populares, com 22% das respostas.

Para José Vignoli, o consumidor precisa refletir sobre a necessidade de uma compra: “Os apelos do marketing e o estado emocional do consumidor podem ser fatores de estímulo decisivos. Muitas vezes, o consumidor não dispõe de todo o valor e vê o crédito como a única possibilidade de levar o produto de maneira imediata para casa, deixando a reflexão em segundo plano”, diz.

As lojas online foram citadas por 39% dos entrevistados como as que mais estimulam as compras. Lojas de departamento, shopping centers e supermercados vêm logo em seguida, com 36%, 23% e 22%, respectivamente.

Compras à vista

A pesquisa também mostrou as vantagens de quem opta pelo pagamento à vista. 59% dos consumidores disseram ter conseguido algum desconto ao pagar por uma compra. 34% pechincharam para o pagamento em dinheiro e 15% receberam ofertas do lojista.

“Pagar à vista é uma forma eficaz de economizar, pois evita o pagamento de juros, que geralmente estão embutidos nas parcelas”, explica Vignoli. “É comum comerciantes oferecerem descontos em compras realizadas no dinheiro, já que nesses casos eles podem abater as taxas da máquina de cartão. Então, o consumidor deve deixar a timidez de lado e pechinchar sempre”.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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