Comércio

Maioria dos brasileiros pretende gastar acima de R$ 200 com presentes de Natal, revela pesquisa

21 dez 2019, 9:24 - atualizado em 16 dez 2019, 16:15
Vendas natal Varejo
O principal motivo para a escolha dos presentes será o preço (79%), seguido da qualidade dos produtos (58%) e da forma de pagamento (23%) (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Mais de 50% da população brasileira irá gastar acima de R$ 200 em presentes de Natal, de acordo com o levantamento realizado pela plataforma ShopFully. Segundo a empresa, tal disposição reflete em um cenário neutro para o varejo.

O percentual de pessoas que declararam intenção em presentear amigos e familiares subiu de 76% no ano passado para 85%, enquanto apenas 14% não desejam comprometer o orçamento na data.

Dentre os principais motivos estão a falta de dinheiro, resposta dada por 59% do grupo, e a falta de costume, citada por 22%.

O método de pagamento mais utilizado será o cartão de crédito, com mais de 47% das respostas. Outros 35% vão utilizar dinheiro para barganhar ainda mais com os métodos à vista.

Para pesquisar produtos e preços, 29% dos entrevistados utilizarão sites e aplicativos, 28% devem ir até lojas físicas e 14% buscarão em redes sociais.

Em relação às categorias de produtos, moda e acessórios estão no topo das intenções de compra, representando 59%. São seguidos por dispositivos eletrônicos (24%) e cosméticos (19%). Livros aparecem em última posição, com apenas 9% das respostas.

O principal motivo para a escolha dos presentes será o preço (79%), seguido da qualidade dos produtos (58%) e da forma de pagamento (23%).

Para a realização da pesquisa, a ShopFully ouviu 3.141 consumidores de todo o país entre os dias 10 e 12 de dezembro.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.