Maioria dos brasileiros entre 16 e 24 anos já aderiu aos bancos digitais
A digitalização de empresas e serviços é uma tendência que tem crescido cada vez mais, modificando as formas de comprar em diferentes setores.
Várias dessas mudanças têm como intuito facilitar a vida dos clientes e conquistar novos públicos, como é o caso dos bancos digitais, que têm levado seus serviços a uma nova faixa etária e ganhado mais público – tudo pelo uso estratégico da internet e das redes sociais.
Por conta das inovações na área financeira, o conceito de banco digital evoluiu, indo além de uma empresa com internet banking e que oferece serviços digitalizados.
Os bancos digitais são instituições que operam exclusivamente pela internet, permanecendo no ambiente digital.
Novas regulamentações têm facilitado a criação de instituições financeiras digitais, colaborando para o surgimento de mais esse tipo de banco.
Ao criar uma conta em um banco digital, é possível ter acesso aos mesmos serviços disponíveis nos bancos convencionais, como saque e transferência de dinheiro, acesso a um cartão de crédito e movimentações variadas, com a diminuição de taxas, burocracias e mais opções de investimento, por exemplo.
Adesão de público mais jovem
Por conta da forte presença na internet e nas redes sociais, os bancos digitais têm atingido uma faixa de clientes mais jovens.
Segundo pesquisa feita pelo Ipec, encomendada pelo C6 Bank, em abril, 51% dos brasileiros entre 16 e 24 anos já usam mais as novas empresas financeiras digitais do que as tradicionais para as operações do dia a dia, como saques, depósitos e pagamentos.
Essa estratégia foi pensada pelas empresas para garantir a maior adesão de clientes novos, começando por uma faixa etária jovem, mas que eventualmente iria compartilhar as novas descobertas do mundo financeiro com a família e os colegas mais velhos, garantindo também a entrada de uma faixa etária de mais idade no serviço. Além disso, o uso de redes sociais e influenciadores digitais para divulgação foram alguns dos fatores que contribuíram na hora de atingir esse público.
A influência da pandemia nas práticas financeiras
O momento da pandemia também afetou a popularidade dos bancos digitais. A praticidade proporcionada por esse tipo de instituição fez com que eles se tornassem uma opção muito procurada.
Ainda segundo o estudo, 36% dos entrevistados afirmaram ter aberto uma conta em um banco digital desde o início da pandemia. Além disso, 78% deles passaram a usar mais suas contas digitais nesse período e 17% estão há mais de um ano sem visitar uma agência física, por conta da pandemia
Entre os usuários de cartão de crédito, os bancos digitais também são a opção favorita de uma grande parcela dos brasileiros.
Segundo os dados, 45,6% dos consumidores usam principalmente cartões de instituições digitais em pagamentos e compras, em paralelo com os 49,8% que seguem utilizando cartões de bancos tradicionais. A pesquisa entrevistou 2.000 pessoas.
A análise dos dados da pesquisa deixa claro que a digitalização é um caminho essencial para que as instituições físicas continuem garantindo a entrada de novos clientes, além de permitir a praticidade e facilidade em momentos adversos, como o período da pandemia.
Tal tendência aponta para um futuro cada vez mais dominado pelas instituições financeiras digitais, com consumidores mais atentos à sua vida financeira e buscando maneiras de driblar as burocracias.