Últimas Notícias Cotações Governo Bolsonaro Comprar ou Vender Empresas Economia
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Maioria dos brasileiros ainda confia no gerente de banco para investir

Victor Fermino - 16/08/2018 - 12:33

De acordo com uma pesquisada realizada pelo ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), 41% dos investidores brasileiros buscam informações presencialmente, nas agências, com os gerentes de seus bancos. Já as indicações de amigos são relevantes para 33% da população investidora.

O que cada candidato quer para a Petrobras?

Segundo a pesquisa, quantificada pelo Datafolha, a preferência pelos gerentes é mais forte nas faixas etárias mais avançadas (42% dos investidores entre 45 e 59 anos e 47% dos sexagenários) o que representa pessoas que cresceram em uma época que o profissional era uma das únicas fontes de informação sobre finanças..

“O resultado reforça a importância do trabalho que a Associação realiza na certificação dos profissionais que atendem o público nas agências bancárias. Atualmente há uma gama enorme de fontes de informação acessíveis e disponíveis, mas o gerente mantém papel fundamental entre os clientes”, afirma Ana Leoni, superintendente de Educação e Informações Técnicas da ANBIMA.

A preferência por amigos é um comportamento mais comum entre os jovens: 45% do pessoal entre 16 e 24 anos valoriza mais as informações de seus contatos. As diferenças de acordo com as faixas etárias não param por aí: entre as pessoas de 25 a 34 anos, os sites de notícias são a forma preferida (40,8%) para buscarem informações (entre o público total, a participação dos sites é de 29%).

17% dos investidores usam consultorias de investimento; 11% usam aplicativos de corretoras; 9% usam blogs e fóruns e 3% por meios de comunicação tradicionais como rádio, TV e jornal. 5% dos entrevistados afirmaram não buscar informações.

Para a pesquisa, foram realizadas 3.374 entrevistas em 152 municípios, com uma amostra economicamente ativa. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Últimas Notícias