Internacional

Maioria dos americanos evacuados do Afeganistão ao Catar está na Europa e nos EUA

04 set 2021, 16:24 - atualizado em 04 set 2021, 16:24
Aeroporto de Cabul
Cerca de 124.000 pessoas foram evacuadas mês passado de Cabul, em uma operação ampla liderada pelos EUA de cidadãos norte-americanos e estrangeiros, e também de afegãos vulneráveis (Imagem: MAXAR TECHNOLOGIES/Divulgação via REUTERS)

Os Estados Unidos moveram a maioria das mais de 57.000 pessoas que foram evacuadas do Afeganistão ao Catar para fora do país do Golfo, sendo que alguns foram para os EUA e outros estão sendo encaminhados na Europa, disse um general norte-americano neste sábado.

Cerca de 124.000 pessoas foram evacuadas mês passado de Cabul, em uma operação ampla liderada pelos EUA de cidadãos norte-americanos e estrangeiros, e também de afegãos vulneráveis, após o Taliban assumir o controle do Afeganistão.

Muitos desses, incluindo alguns sem documentos ou com pedidos de visto aos EUA pendentes, foram evacuados por meio de bases militares no Oriente Médio, incluindo a de Al Udeid, em Doha, no Catar.

Havia agora menos de 1.400 de pessoas evacuadas na base, e muitas delas devem ir embora neste sábado. Um pequeno grupo precisa de cuidado médico e permaneceria no local até poder viajar, disse o general-brigadeiro Gerald Donohue a repórteres.

Não ficou imediatamente claro quantas pessoas estão nos Estados Unidos ou na Europa, e um número não especificado também estava perto da base no Catar.