Maioria dos americanos com alergias deve estar segura para receber vacina Pfizer, diz FDA
Os principais reguladores da Food and Drug Administration dos EUA (FDA, na sigla em inglês) disseram neste sábado que a maioria dos americanos com alergias deveriam estar seguros para receber a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Pfizer Inc e pela alemã Biotech SE.
O FDA, que autorizou a primeira vacina contra a Covid-19 do país na noite de sexta-feira, disse que apenas pessoas que já tiveram reações alérgicas graves à vacinações ou ingredientes desta vacina em particular devem evitar tomar a injeção.
“Estamos dizendo às pessoas que, a menos que tenham uma reação alérgica grave à vacina, ou a um de seus componentes, elas podem recebê-la”, disse o Dr. Peter Marks, diretor da divisão do FDA que autorizou a vacina, em um conferência de imprensa.
Depois que a Grã-Bretanha começou a vacinar esta semana, duas pessoas com alergias graves relataram efeitos colaterais e o regulador da medicina britânica aconselhou que qualquer pessoa com histórico de anafilaxia a um medicamento ou alimento não deveria tomar a vacina Pfizer-BioNTech.
“Cerca de 1,6% da população teve uma reação alérgica severa de algum tipo ou outro, a um alimento, ou algum aspecto ambiental e realmente não gostaríamos que tantas pessoas não pudessem receber a vacina”, disse Marks.
A vacina é vista como uma ferramenta fundamental para conter a pandemia do coronavírus que matou quase 300.000 pessoas nos Estados Unidos.