Maioria das fintechs é conduzida por homens e ainda dá seus primeiros passos, aponta estudo
As fintechs de finanças passaram por um expressivo crescimento nos últimos anos, com quase metade delas recebendo investimentos, aponta estudo da Deloitte e Abstartups.
Segundo os dados levantados pelo estudo, existem 204 fintechs financeiras ativas no Brasil, sendo que 49% delas receberam investimentos, e a maioria desses recursos vieram de investidores-anjo (41,8%). No caso das que ainda não receberam investimentos, 72% estão se preparando para buscar esses recursos no mercado.
O estudo mapeou o perfil das fintechs brasileiras, identificando que este tipo de negócio ainda está se consolidando e é majoritariamente conduzido por homens, no Sudeste.
“As fintechs brasileiras são fundadas, majoritariamente, por pessoas com mais de 36 anos (56%), que tenham cursado o ensino superior (93%) e realizado algum tipo de especialização (60%). Normalmente atuam como CEO (77%) na startup“, aponta o estudo.
Para realizar o mapeamento do perfil das fintechs, o estudo avaliou suas regiões de origem, características dos fundadores e as principais soluções criadas no setor.
Principais tipos de fintech em ascensão
Em relação aos tipos de fintech, o estudo aponta que os serviços são:
- Backoffice – 21,57%
- Crédito e meios de pagamento – 21,08%
- Serviços digitais – 16,18%
- Tecnologia – 12,5%
- Investimentos – 3,92%
- Gestão de ativos – 1,96%
- Negociação – 0,98%
- Compliance e gestão de risco – 0,48%
O estudo mapeou ainda que o principal modelo de negócios dessas startups é a taxa sobre transações (39,7%), mas se destacam também o modelo SaaS, ou software as a service, (29,4%) e o marketplace (10,8%). O público-alvo de 46,1% das fintechs são outras empresas (B2B).
Em 2020, o estudo mapeou que 77,5% das fintechs tiveram faturamento, sendo 23,1% acima de R$ 1 milhão. Já 22,5% não tiveram ganhos no período.
Conforme a pesquisa, 15% possuem negócios no exterior. Cerca de 14% têm alguma patente. E 51% já pivotaram a empresa, ou seja, reinventaram o negócio, aproveitando sua estrutura e ideia inicial.
A maioria das fintechs mapeadas (94%) já se relacionou com players do mercado, sobretudo com hubs de inovação (32,9%) ou corporates (27,4%), o que é visto como um caminho estratégico para elas.
Fintech brasileira recebe aporte histórico de US$ 10 milhões
* Com Gabriela Mackert Occhipinti
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