Maior processadora alemã de carne avalia venda por US$ 5 bilhões
O bilionário Clemens Tönnies avalia a venda da maior processadora de carne da Alemanha, quase um ano depois do envolvimento da empresa em um escândalo devido a um grande surto de coronavírus em uma de suas unidades.
A família que controla a Tönnies Holding ApS & Co. prepara o processo de venda da empresa de 50 anos, segundo pessoas a par do assunto. O negócio pode ser avaliado em até 4 bilhões de euros (US$ 4,8 bilhões) em um leilão, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas.
A empresa poderia iniciar negociações com potenciais interessados já nas próximas semanas, segundo as fontes. A Tönnies planeja sondar o interesse de um pequeno grupo de concorrentes, como Tyson Foods, JBS (JBSS3) e WH Group, a empresa chinesa que comprou a Smithfield Foods em 2013, disseram as pessoas.
Nenhuma decisão foi tomada e não há certeza de que as deliberações levarão à venda, disseram as pessoas. Representantes da Tönnies e Tyson não quiseram comentar.
Um representante da JBS não respondeu de imediato a um pedido de comentário, enquanto um porta-voz da WH Group, listada em Hong Kong, ainda não respondeu às perguntas enviadas por e-mail fora do horário comercial.
Clemens Tönnies, CEO do grupo alemão, costuma ser descrito como um bilionário ousado. O empresário foi visto como vilão quando um de seus frigoríficos foi fechado após mais de 1,5 mil trabalhadores testarem positivo para Covid-19.
O surto, o maior da Alemanha na época, gerou críticas sobre a contratação de trabalhadores temporários com baixos salários da Europa Oriental e alegações de que a empresa não preveniu a propagação do coronavírus no local de trabalho. Desde então, a Tönnies lançou uma série de iniciativas para tentar reconquistar a confiança dos consumidores.
A fortuna da família tem origem na industrialização da produção de carne na Alemanha. Clemens Tönnies, que detém cerca de 45% da empresa, e seu sobrinho Robert, com uma fatia de 50%, provavelmente venderão suas participações no caso de um acordo, disseram as pessoas. Clemens há muito tempo domina holofotes e já foi presidente do time de futebol alemão Schalke 04.
A Tönnies tem cerca de 16,5 mil funcionários e gerou aproximadamente 7,3 bilhões de euros de receita em 2019, de acordo com o site da empresa. É a maior processadora de carne da Alemanha, com unidades de abate de suínos e bovinos.