Maior importador de trigo do mundo, Egito quer elevar o preço subsidiado do pãozinho
O presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, afirmou nesta terça-feira que chegou a hora de aumentar o preço do pão subsidiado no país, o que ocorreria pela primeira vez em décadas.
O valor atual do pão subsidiado é de 0,05 libra egípcia (0,0032 dólar), e 60 milhões de pessoas recebem cinco pães por dia sob o amplo programa de subsídios do país.
Sisi não disse em quanto o preço aumentaria, mas mudanças nas políticas de suporte alimentar são altamente sensíveis no país, onde a decisão de reduzir subsídios ao pão resultou em tumultos mortais em todo o Egito em 1977.
“É hora do pão aumentar de preço. Alguns podem me dizer para deixar isso para o primeiro-ministro, para o ministro do Abastecimento, mas não –farei isso diante do meu país e meu povo”, disse Sisi.
“É incrível vender 20 pães pelo preço de um cigarro”, acrescentou o presidente durante a cerimônia de inauguração de uma instalação de produção de alimentos.
O Egito é o maior importador de trigo do mundo.
“Não estou dizendo que vamos torná-lo significativamente mais caro, tão caro quanto o custo de produção… mas (aumentar o preço) é necessário”, disse Sisi.
“Nada fica estagnado assim por 20 ou 30 anos, com as pessoas dizendo que esse número não pode ser tocado“, acrescentou.