Mercados

Maior hedge fund quantitativo da China pede desculpas por perdas

29 dez 2021, 18:00 - atualizado em 29 dez 2021, 18:00
O tropeço da High-Flyer é mais um sinal de que os hedge funds quant da China enfrentam desaceleração diante do maior escrutínio regulatório (Imagem: REUTERS/Jason Lee)

O maior hedge fund quantiativo da China pediu desculpas aos investidores depois de uma queda recorde no desempenho, o que destaca os desafios enfrentados pelo setor após um período de crescimento vertiginoso.

A recente baixa, causada em parte por negociações equivocadas, foi a maior da história da empresa, disse a Zhejiang High-Flyer Asset Management em comunicado na terça-feira em sua conta no Wechat. A gestora de investimentos não detalhou as perdas.

“Nós nos sentimos profundamente culpados”, escreveu a empresa com sede em Hangzhou. A High-Flyer administrava cerca de 90 bilhões de yuans (US$ 14,1 bilhões) em setembro, o maior hedge fund com estratégia quantitativa da China. Desde então, os ativos registraram forte queda, disse um representante da empresa, sem fornecer um valor exato. Embora a maioria dos clientes ainda tenha ganhos este ano, alguns tiveram perdas, e os retornos “falharam” em relação ao índice, segundo o comunicado.

O tropeço da High-Flyer é mais um sinal de que os hedge funds quant da China enfrentam desaceleração diante do maior escrutínio regulatório.

Além disso, algumas das apostas mais populares do setor de US$ 219 bilhões estão cada vez mais concentradas. Um número crescente de players tem limitado as aplicações ou reduzido os planos de expansão, depois de um boom que quintuplicou os ativos sob gestão de fundos operados por algoritmos nos últimos dois anos.

bloomberg@moneytimes.com.br