Política

Maia destaca diplomacia parlamentar para fortalecer economia do Brasil e da Argentina

04 mar 2020, 17:45 - atualizado em 04 mar 2020, 17:45
O acordo foi negociado ao longo de 20 anos e foi assinado em junho do ano passado (Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O presidente da CâmaraRodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu a diplomacia parlamentar como instrumento para fortalecer a economia do Brasil e da Argentina.

Maia recebeu a visita do presidente da Câmara da Argentina, Sergio Massa, nesta quarta-feira (4). No ano passado, Rodrigo Maia foi recebido por Massa quando cumpria missão oficial à Argentina.

Os dois parlamentares também participaram de uma reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Segundo Maia, um dos temas abordados no encontro foi o acordo entre o Mercosul e a União Europeia que prevê a redução imediata ou gradual de tarifas de importação entre os países europeus e sul-americanos — em muitos casos baixando os tributos a zero.

O acordo foi negociado ao longo de 20 anos e foi assinado em junho do ano passado.

“Estamos trabalhando juntos pela aprovação. O nosso papel é realizar a democracia parlamentar. Cabe aos parlamentos (dos dois países) conseguirem avançar para que o acordo também seja ratificado nos outros países”, destacou Maia.

Sérgio Massa destacou a necessidade do diálogo permanente. “A Argentina vai caminhar com diálogo. Precisamos consolidar o Mercosul como passo para o acordo”, disse o presidente da Câmara argentina.