Política

Maia confirma aprovação do acordo sobre Alcântara pela Comissão de Relações Exteriores

17 set 2019, 18:20 - atualizado em 17 set 2019, 18:20
Maia disse que a votação do acordo na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional não foi prejudicada porque esse documento não tem caráter vinculante com o acordo (Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, anunciou sua decisão sobre questão de ordem do deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), que questionou a publicação on-line de documento acessório ao acordo entre Brasil e Estados Unidos (PDL 523/19) sobre salvaguardas tecnológicas relacionadas a lançamentos de satélites a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (MA).

Maia disse que a votação do acordo na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional não foi prejudicada porque esse documento não tem caráter vinculante com o acordo, a exemplo de outros documentos que citou, como termos de compromisso.

“Oficialmente, o documento foi encaminhado pelo Ministério das Relações Exteriores e não se exige que seja encaminhado por meio de mensagem presidencial, pois não tem caráter vinculativo”, disse o presidente da Câmara.

Chinaglia argumentou que o acordo se compunha também desse documento contendo orientação operacional sobre a presença de polícias e serviços de segurança no local de lançamentos. O documento não estava disponível aos deputados no momento da votação do acordo, o que, segundo ele, poderia prejudicar a deliberação.

Maia explicou, no entanto, que a posterior publicação do documento no sistema foi a pedido do presidente da comissão, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para dar publicidade do texto para os deputados.

O anúncio de Maia foi feito após o início da Ordem do Dia do Plenário.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
agencia.camara@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar