Magazine Luiza recebe notificação do Procon por campanha com cupom de R$ 1 mil
O Magazine Luiza (MGLU3) recebeu ontem (8) uma notificação do Procon-SP para esclarecer sobre a promoção de cupons de desconto divulgada no super app da companhia.
Segundo a instituição vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, muito consumidores reclamaram por meio das redes sociais que não conseguiram usar o benefício.
Durante a campanha OutletMagalu, foram sorteados a princípio 50 cupons no valor de R$ 1 mil. Alguns usuários conseguiram finalizar a compra, mas muitos também demonstraram sua insatisfação, alegando erro na hora de fechar o pedido.
Não adiantou muito ficar a tarde inteira pra@pegar o cupom @magazineluiza já que quando eu tentei finalizar a compra simplesmente DEU ERRO. #OutletMagalu #MeAjudaMagalu https://t.co/DTNKPPtlzi pic.twitter.com/iMIXuSSHMx
— Welisson (@welbc_) January 9, 2020
A empresa deverá explicar sobre a quantidade exata de cupons disponibilizados e comprovar cada utilização, identificando o consumidor, o produto, o valor e o local do país.
Adicionalmente, o Magazine Luiza precisará informar sobre os produtos envolvidos na campanha, sua extensão geográfica e a forma de comercialização e divulgação, além dos mecanismos que disponibilizou aos consumidores para realizar o controle e a consulta dos cupons e do pedido.
Será analisada, igualmente, a possibilidade de condições preferenciais de participação durante a campanha. O Magazine Luiza também terá que esclarecer sobre quais providências adotou diante da indisponibilidade do sistema para concluir o processo de compra.
A empresa deverá ainda apresentar uma cópia integral do regulamento da promoção e os documentos que comprovem os mecanismos utilizados para informar as regras de utilização dos vales.
Nota da varejista
O Magazine Luiza se pronunciou a respeito do assunto. Veja a seguir a nota enviada ao Money Times:
“Em 7 de janeiro, o Magazine Luiza realizou, em seu perfil no Twitter, a ação #OutletMagalu. Inicialmente, a ação, de acordo com regras anunciadas em um post na rede social, anunciava a oferta de 50 cupons de desconto de 1 000 reais aos primeiros clientes que finalizassem a compra no Super App da companhia. Cada CPF poderia usar um único cupom. A ação era válida para todo o Brasil.
Conforme anunciado, os 50 cupons foram oferecidos na tarde de ontem. O número de participantes que entraram no app para participar da ação foi enorme. Com isso, os 50 cupons se esgotaram em instantes.
Assim que as manifestações de clientes por não terem conseguido os cupons disponíveis começaram na rede social, o Magalu decidiu – e divulgou em seu perfil– que distribuiria mais 500 cupons de desconto de 1 000 reais nas mesmas condições. A empresa, portanto, em respeito a seus clientes, decidiu multiplicar a ação por 10, mantendo todas as condições e regras iniciais. Essa nova leva de cupons também se esgotou rapidamente.
Em linha com a postura de respeito adotada pelo Magalu ao longo de sua história, todos os prenomes, cidades de origem e produtos adquiridos pelos clientes que usaram os cupons oferecidos foram publicados no perfil da empresa no Twitter. Isso ocorreu ainda na noite de ontem, logo após o final da ação. Foram oferecidos e utilizados 567 cupons de desconto para todos os produtos vendidos e entregues pelo Magalu, adquiridos por usuários do app localizados em 280 cidades do país. Os preços finais dos itens comprados, já com o desconto, também foram divulgados.
Todos esses dados, já tornados públicos pela empresa, serão devidamente apresentados ao Procon de São Paulo.
O Magalu construiu sua reputação cumprindo as promessas que faz a seus clientes. Desta vez, não foi diferente.”
Matéria atualizada em 9/1/2020, às 13h37, para inclusão de posicionamento.