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Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3) e outras: O saldo do varejo após o 2T23 e qual ação comprar

17 ago 2023, 16:03 - atualizado em 17 ago 2023, 16:03
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Pessimismo que levou a uma performance inferior das empresas do setor no ano passado parece ter desaparecido, dizem analistas . (Imagem: Money Times/Renan Dantas)

O lucro líquido consolidado das empresas do varejo recuou de R$ 1,6 bilhão no segundo trimestre do ano passado para prejuízo de R$ 127 milhões no 2T23, disse o BTG Pactual. A receita líquida cresceu 8,4% e o Ebitda caiu 0,4%.

Os analistas do banco Luiz Guanais e equipe disseram seguir com uma visão conservadora sobre o setor e apontaram preferir empresas com momento mais sólido e que oferecem menos espaço para queda o lucro, ao mesmo tempo em que, segundo eles, estão expostas às melhorias macroeconômicas.

Essas companhias seriam, de acordo com o BTG: Mercado Livre (MELI34), Renner (LNNR3), SmartFit (SMFT3) e Arezzo (ARZZ3).

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O que mais foi destaque no 2T23

O GMV online para Mercado Livre (Brasil), Magazine Luiza e Via cresceu 16% na comparação anual, contra 10% no mesmo período do ano passado, para R$ 41 bilhões, implicando em um crescimento de GMV online de R$ 5,6 bilhões.

O Mercado Livre superou os pares, crescendo 25% no Brasil para R$24,8 bilhões, adicionando R$ 4,9 bilhões de GMV nos últimos 12 meses, contra R$ 700 milhões do Magazine Luiza e – R$ 67 milhões da Via, destacou o BTG.

O que esperar?

O pessimismo que levou a uma performance inferior das empresas do setor no ano passado parece ter desaparecido, embora com um custo de financiamento mais alto (localmente + globalmente), comentara os analistas.

Eles disseram ver três tendências para o comércio eletrônico no Brasil:

      • Menor crescimento do GMV, refletindo a menor renda disponível e restrições de capital de empresas e famílias, com a maioria dos players ainda expostos a categorias altamente cíclicas;
      • Foco na lucratividade (= menos foco em categorias não lucrativas e taxas de comissão mais altas) e preservação de caixa;
      • Maior consolidação de mercado entre poucos players.

Para os analistas do banco, algumas empresas ainda mostram potencial para que o beta (e o custo do capital próprio) tenha redução, principalmente se as taxas de juros caírem mais rapidamente, desencadeando uma reação positiva de curto prazo.