BusinessTimes

Magazine Luiza (MGLU3), Via (VIIA3) e outras ações que ganham com a queda da inflação; veja a lista

24 ago 2022, 14:41 - atualizado em 24 ago 2022, 17:03
Magazine Luiza
Movimento de queda da inflação desenha cenário positivo para ações de varejo (Imagem: Divulgação/Magazine Luiza)

As ações do setor de varejo, como Magazine Luiza (MGLU3) e Americanas (AMER3), têm tendência histórica de desempenhar bem em momentos de baixa da inflação, aponta a pesquisa da XP Investimentos que relaciona a renda variável às mudanças do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em um ano apertado para a economia, em julho, o índice que mede os preços ao consumidor no país registrou queda de 0,68%, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, em agosto, o IPCA-15, a prévia da inflação, caiu 0,73%.

Os economistas ouvidos pelo Banco Central ainda revisaram a previsão do IPCA ao fim do ano de 7,02% para 6,82%. Há um mês, a projeção era de +7,3%, segundo o Relatório Focus.

Apesar de ainda acima da meta de 3,5% para 2022, estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o movimento de queda da inflação desenha um cenário positivo para algumas ações da Bolsa de Valores, principalmente àquelas ligadas ao consumo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ações que se beneficiam da baixa da inflação

O levantamento da XP, que leva em conta os retornos mensais nos últimos dez anos (entre junho/2012 e junho/2022) das ações do Ibovespa, indica Americanas, Magazine Luiza, Petz (PETZ3), Via (VIIA3) e Natura (NTCO3) como os papéis que se beneficiam da baixa do IPCA.

“Em um ambiente de inflação em alta, empresas mais discricionárias e/ou categorias de ticket mais altas tendem a sofrer, devido à redução do poder de compra dos consumidores, e por geralmente estar associadas a taxas de juros crescentes”, destacam os analistas da corretora.

Já em um cenário oposto – inflação em queda e, consequentemente, juros também –, essa categoria de empresas de varejo tendem a mostrar os maiores sinais de recuperação. Segundo os analistas, as cinco ações listadas são aquelas mais negativamente correlacionadas com a variação mensal do IPCA nesse período, ou seja, ativos que tendem a ter retornos positivos quando os preços caem.

Quanto mais negativo esse Beta – que indica a relação entre a ação e a variação do IPCA –, mais forte o efeito da inflação sobre os papéis.

Empresa Ticker Setor Beta vs. IPCA
Americanas AMER3 Varejo -12,0
Magazine Luiza MGLU3 Varejo -11,9
Petz PETZ3 Varejo -11,5
Via VIIA3 Varejo -10,4
Natura NTCO3 Varejo -3,8

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.