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Magazine Luiza (MGLU3) vai agradar no 2T24? Veja o que esperar do resultado desta quinta-feira (08)

07 ago 2024, 18:00 - atualizado em 07 ago 2024, 15:56
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Magazine Luiza divulga balanço do segundo trimestre de 2024 no dia 8 de agosto (Imagem: Money Times/Renan Dantas)

O Magazine Luiza (MGLU3) reporta seu balanço referente ao segundo trimestre de 2024 (2T24) na quinta-feira (08), após o fechamento do mercado. No mesmo período do ano anterior, a companhia amargou um prejuízo de R$ 198 milhões.

Para este trimestre, no pano de fundo está a taxa básica de juros (Selic) em 10,50%, com o Comitê de Política Monetária (Copom) não hesitante em elevá-la se julgar necessário, o que pressiona companhias do varejo, sensíveis à taxa elevada.

Mesmo neste cenário, o Itaú BBA espera um balanço positivo, com uma aceleração sequencial do SSS (vendas nas mesmas lojas) no canal B&M do Magazine Luiza, para 15% na base anual, e GMV (volume bruto de mercadoria) online, para 2% no ano, com crescimento de meio dígito no ano no canal 3P (marketplace).

Como resultado, a casa estima um aumento nas vendas líquidas de 5% na base anual, para R$ 9 bilhões, e uma expansão da margem bruta de 200 bps (pontos base) no ano, beneficiando-se da conclusão do repasse do imposto DIFAL e do aumento nas receitas de serviços.

Em relação à margem Ebtida (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado, estimam que seja de 7,6%, com Ebtida de R$ 688 milhões, aumento de 56% ante o mesmo período em 2023.

“Espera-se que uma melhoria anual nos resultados financeiros como percentual da receita líquida contribua para um resultado final de R$ 2 milhões, contra um prejuízo de R$ 199 milhões no 2T23”, dizem os analistas.

Já o Santander é mais otimista na estimativa para o lucro líquido, esperando R$ 19 milhões da varejista no 2T24.

Na visão do banco, este trimestre deve ser uma continuação das tendências positivas observadas no 1T24, com as estimativas apontando para o SSS da B&M acelerando para 10% na base anual, enquanto o GMV 1P (estoque próprio) deverá mostrar ligeiras melhorias sequenciais.

Já a rentabilidade deve mais uma vez ser o destaque, com a margem Ebtida expandindo em média 250bps (ponto base) ante o segundo trimestre de 2023 para 7,6% e 20bps na comparação com o último trimestre, em linha com o foco da administração em ganhos de rentabilidade.

O Santander estima que o Ebtida chegue a R$ 669 milhões no segundo trimestre, um aumento de 52,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

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UBS BB derruba preço-alvo às vésperas do balanço

Em relatório publicado na segunda-feira (05), o UBS BB derrubou o preço-alvo para as ações do Magazine Luiza, de R$ 23 para R$ 14, mantendo a recomendação “neutra”, enquanto a ação é negociada na faixa dos R$ 11.

Os analistas do banco esperam que as vendas do e-commerce permaneçam fracas, com as vendas diretas estáveis ​​e alguma melhora no marketplace. “As taxas de juros elevadas durante mais tempo deverão pesar sobre a rentabilidade e a demanda dos consumidores”, escreveram.

A varejista deve registrar lucro líquido de R$ 297 milhões neste ano e de R$ 671 milhões em 2025, segundo projeção em relatório assinado por Vinicius Strano e equipe. O banco reduziu as estimativas de lucro até 2026, prevendo receitas mais baixas no marketplace.

O UBS BB espera que o Magazine Luiza reporte um crescimento de 6,3% do GMV total neste ano, a R$ 67 bilhões, com a margem Ebitda melhorando gradualmente.

*Com Kaype Abreu