Magazine Luiza (MGLU3) terá mais um trimestre no vermelho? Veja o que esperar do balanço
O Magazine Luiza (MGLU3) divulga seus resultados do primeiro trimestre na próxima segunda-feira (16). E a situação não deverá ser tão diferente do quarto trimestre, com o macro ruim pesando para a companhia.
O Itaú BBA projeta um prejuízo líquido de R$ 114 milhões para o Magazine Luiza.
“Esperamos que a empresa sofra novamente com os ventos contrários do macro e com uma base de comparação difícil no primeiro trimestre de 2021, mas com melhorias sequenciais”, coloca.
No segmento B&M, ou venda de empresa para empresa, é esperado crescimento de SSS (vendas em mesma loja) negativo em 4%, ante os 22% negativos do quarto trimestre.
No e-commerce, o BBA vê alta do GMV (vendas brutas) de 16% ante o ano passado. Isso deve se traduzir em receita líquida de R$ 8,6 bilhões, alta de 5% no ano.
“A empresa repassou a inflação para os preços, e isso, combinado com outras iniciativas, deve gerar um leve ganho de margem bruta de 50 bps (pontos-base) no ano, para 25,6%”, coloca.
Além disso, o ganho de margem bruta aliado aos esforços de otimização de despesas deve elevar a margem Ebitda para 4,6%.
A XP Investimentos espera um trimestre ainda fraco para o Magalu, visto que o cenário macro segue como um desafio para demanda de bens duráveis e eletrônicos.
“O varejo físico deve apresentar uma queda de vendas mesmas lojas em 5% por conta do macro mais desafiador enquanto a base mais fácil de março oferece algum alívio”, coloca.
A margem Ebitda deve cair 0,9 ponto percentual (para 4,2%) por conta da desalavancagem operacional das lojas e pressões inflacionárias.
“Finalmente, esperamos um prejuízo líquido de R$ 132 milhões”, prevê.
Estimativas XP | 1T22 | 1T21 | 4T21 |
---|---|---|---|
Receita líquida | R$ 8,1 bi | R$ 8,2 bi | R$ 9,4 bi |
Ebitda ajus. | R$ 377 mi | R$ 427 mi | R$ 243 mi |
Mg. Ebitda | 4,30% | 5,20% | 2,60% |
Lucro (Prejuízo) | (R$ 132 mi) | R$ 81 mi | (R$ 79 mi) |
Momento difícil para o Magazine Luiza
De acordo com a Ativa, nem mesmo as vendas além do esperado da Liquidação Fantástica devem impulsionar o desempenho do segmento 1P do Magalu.
A Ativa projeta queda de 4,5% no SSS (Vendas Mesmas Lojas). Para o GMV (volume bruto de mercadorias) das operações digitais, a corretora espera crescimento de 18%.
“Na rentabilidade, projetamos uma margem bruta 1,1 p.p superior na comparação anual devido a uma base mais fraca no primeiro trimestre de 2021. Já a margem Ebitda deve ser pressionada em 80 bps com o efeito da inflação sobre as despesas operacionais e a maior quantidade de lojas na fase inicial da curva de maturação”, completam os analistas.
Na análise do Bradesco BBI, a temporada de balanços referentes ao primeiro trimestre de 2022 mostra mais uma safra de resultados “mistos” para as empresas de varejo.
“Esperamos que o crescimento do comércio eletrônico diminua, mas também esperamos ver sinais de recuperação de margem – particularmente em Magazine Luiza – uma vez que a administração da companhia fez ajustes para se adequar à realidade de um ambiente de demanda mais fraco”, completam.
Com informações de Diana Cheng e Giovanna Leal
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