Magazine Luiza (MGLU3), Petrobras (PETR4) e mais: O que importa para o mercado nesta semana
Ações do Magazine Luiza (MGLU3), outras companhias do setor varejista e empresas com dívida alta podem ter uma semana de ganhos com o Banco Central, disseram analistas.
O Copom divulga na terça-feira (27) a ata da reunião que decidiu pela manutenção da taxa básica de juros a 13,75% ao ano. Depois de um comunicado considerado duro pelo mercado, o BC pode sinalizar na ata a possibilidade de queda da Selic em agosto, diz a analista da MyCap, Julia Monteiro.
O documento, de acordo com os agentes financeiros, pode explicar os fatores que fariam o Banco Central começar o ciclo de corte dos juros. Com isso, haveria um alívio nos juros futuros, impactando empresas mais sensíveis às taxas.
O CEO da Autem Investimentos, Sérgio Gaspar, ainda chama a atenção para as empresas que são beneficiadas pelo alívio do dólar, depois de a moeda ter fechado a semana em queda de 0,7%, a R$ 4,77.
Já o diretor de renda variável da Drive Capita, Lucio Massa Vieira, cita a abertura do consulta pública da renovação das concessões das distribuidoras de energia. “Por conta do novo governo, o mercado considera a possibilidade de mudanças que onerem as empresas”, explica.
Com isso, investidores devem acompanhar possíveis sinalizações de órgãos que compõem o governo, diz, lembrando que Light (LIGT3), Energisa (ENGI11) e Equatorial (EQTL3) são as empresas no radar.
A possibilidade da continuidade do movimento de realização no setor educacional, observado na sexta-feira (23) também é levantada por analistas. No último pregão, as ações da Yduqs (YDUQ3) tiveram forte queda depois que o JPMorgan cortou a recomendação para “neutra“.
Totvs e BTG
A Totvs (TOTS3) realiza um evento com investidores nesta quarta-feira (28), no qual pode detalhar
a joint venture com Itaú Unibanco (ITUB4), denominada Totvs Techfin, que foi chancelada pelo BC na semana passada.
A iniciativa, lembra a analista da MyCap, pode gerar novas linhas de crédito. “Pode ser que no evento eles antecipem o fechamento de novos negócios”, comenta.
Também na quarta o BTG Pactual promove o BTG Talks, uma série de palestras com transmissão online e a participação de, entre outros, o banqueiro André Esteves e o investidor Luiz Barsi.
Petrobras
O mercado segue monitorando a Petrobras (PETR4) por conta da possibilidade de negociação envolvendo uma fatia da Braskem (BRKM5).
No sábado, o CEO Jean Paul Prates negou que a empresa esteja esperando uma decisão do presidente Lula sobre uma eventual compra da fatia na Braskem.
“Pode acontecer de tudo, inclusive nada. Mas não existe isso [de decisão do Lula]”, afirmou em entrevista à Folha de S. Paulo. Segundo o executivo, Lula faz parte do grupo de análise sobre a operação.
“Ele normalmente concorda que petroquímica é uma das formas de a indústria do petróleo ir se apurando melhor, indo para uma coisa menos básica do que queimar diesel e gasolina”, disse ao jornal.