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Magazine Luiza (MGLU3) perde quase uma Embraer em valor de mercado na semana; hora de vender?

11 nov 2022, 20:13 - atualizado em 11 nov 2022, 20:13
magalu magazine luiza
Magazine Luiza perdeu R$ 9,1 bilhões na semana (Imagem: Reprodução/YouTube)

O Magazine Luiza (MGLU3) perdeu R$ 9,1 bilhões, segundo dados do TradeMap, em semana marcada por ventos contrários para o varejo. A cifra se aproxima do valor de mercado da Embraer (EMBR3), que, até o último fechamento, valia R$ 10,46 bilhões.

O Magalu despencou 27,92% no período. Só nesta sexta-feira (11), a ação caiu mais de 13%.

Além de toda a incerteza que pesa sobre o Brasil, com o Ibovespa derretendo 5% nos últimos cinco dias, na quinta-feira (10), o IPCA, principal termômetro da inflação, subiu 0,59% em outubro, primeira alta depois de três quedas seguidas.

O resultado também veio acima da mediana projetada pelo mercado, de 0,49%, que pode mostrar sinais de piora inflacionária.

Heitor De Nicola, sócio e especialista de renda variável da Acqua Vero Investimentos, lembra que os juros futuros, de três e seis anos, dispararam na semana diante das incertezas fiscais, o que afetou diretamente não só o Magazine Luiza, como Via (VIIA3) e Americanas S.A. (AMER3), que perderam, respectivamente, R$ 1,1 bilhão e R$ 4 bilhões na semana.

Resultados fracos do Magazine Luiza?

Na noite de quinta-feira, a empresa divulgou prejuízo acima do esperado, a R$ 168 milhões.

De acordo com analistas, os números mostraram que a queda da inflação nos últimos meses não foi suficiente para dar gás nas vendas da companhia.

“O crescimento modesto nas vendas e melhora pouco significativa na lucratividade indicam que o caminho de recuperação do setor denota ser longo”, dizem os analistas da Terra Investimentos, Régis Chinchila e Luis Novaes.

Eles afirmam ainda que as altas taxas de juros continuaram pressionando o setor.

“Agora, a perspectiva é mais realista, e os investidores projetam uma recuperação a longo prazo, contando com potenciais melhores números no varejo no próximo ano e taxas menores na segundo metade de 2023”, destacam.

João Abdouni, da Inv, destaca que o Magalu está enfrentando dificuldades para continuar crescendo com as taxas de juros altas. Apesar disso, ele diz que o mercado errou ao punir a companhia.

“Nesses preços, eu sou comprador de MGLU3. O resultado veio levemente abaixo do esperado, mas eu particularmente achei ok”, diz.

Copa do Mundo será a salvação?

Segundo Pedro Serra, da Ativa, o Magalu deve conseguir crescer seu fluxo de vendas, principalmente com a chegada da Copa de Mundo.

As expectativas são para um e-commerce forte no último trimestre do ano e um contínuo controle na redução de despesas para crescimento do resultado operacional.

De acordo com o BofA, a piora da economia, com a erosão salarial real e pelo serviço da dívida, continuam atingindo o Magazine Luiza.

De outro lado, a nova infraestrutura 5G e a próxima Copa do Mundo ainda não impulsionaram nenhuma recuperação significativa na demanda.

“Esses fatores, no entanto, podem mostrar alguma tração no trimestre atual, simultaneamente a uma melhoria mais significativa da estrutura de custos e à política de administração presidencial que provavelmente favorecerá os principais consumidores de baixa renda do Magazine Luiza”, coloca.

O CEO Frederico Trajano disse a analistas que o Magazine Luiza esperava início do impacto positivo da Copa do Mundo nas vendas já no terceiro trimestre. Porém, por questões como as eleições, isso só ocorreu a partir de outubro e novembro.

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