Magazine Luiza (MGLU3) no prejuízo: Veja o que esperar do resultado desta segunda
O Magazine Luiza (MGLU3), junto com a Direcional (DIRR3), EcoRodovias (ECOR3), Mahle, Neogrid (NGRD3) e Gol (GOLL4) divulgam resultados nesta segunda-feira.
Veja o que esperar:
Magazine Luiza, de volta ao prejuízo
O Itaú BBA prevê um cenário mais complicado para os resultados do Magazine Luiza no quarto trimestre de 2021. Pelos cálculos da corretora, a varejista reportará prejuízo de R$ 54 milhões. No mesmo período do ano passado, a empresa havia lucrado R$ 232 milhões.
A última vez que o Magazine Luiza apresentou prejuízo foi no segundo trimestre de 2020, a R$ 148 milhões, por conta dos efeitos da pandemia.
Segundo os analistas, a economia fraca afetará o consumo de produtos da linha branca, como as geladeiras. O BBA prevê SSS (vendas nas mesmas lojas) negativo de 17,4% para as lojas físicas da companhia.
Por outro lado, a frente digital deverá ter crescimento, com o GMV (volume bruto de mercadorias) se expandindo 6,3%, para R$ 10,1 bilhões.
“Com receita líquida total de R$ 9,3 bilhões (-7,1% A/A), prevemos uma margem bruta pressionada de 24,2% para o 4T21 (-50 bps A/A) devido a maiores necessidades promocionais”, justifica.
O Bradesco BBI também espera prejuízo para o Magazine Luiza, mas menor que o BBA: R$ 21 milhões.
Ainda segundo a corretora, o varejista terá queda de 36% no Ebitda, que mede o resultado operacional, para R$ 335 milhões.
Os analistas argumentam que a venda de produtos eletrônicos se arrastará, com o SSS novamente negativo em dois dígitos.
“Os negócios de lojas do Magalu continuarão puxando para baixo o crescimento e a lucratividade devido à sua alta exposição aos eletrônicos”, justificam.
As categorias de grande porte, como móveis e eletroeletrônicos, terão crescimento fraco, “embora não vejamos sinais de deterioração material em relação ao fraco terceiro trimestre”.
Para a XP, o Magazine Luiza deverá reportar resultados mistos, principalmente explicado pela performance do varejo físico e do 1P, que devem continuar apresentando resultados mais fracos, enquanto o crescimento do 3P (estoque de terceiros) segue sólido.
“Estimamos um crescimento do GMV total de 6% no ano, impulsionado pelo crescimento do GMV online de 17% (1P em +3%, positivamente impactado consolidação do KaBum! a partir de dez/21, e 3P em +55%)
Enquanto isso, as lojas físicas devem registrar vendas mesmas lojas (SSS) negativo de 22% no ano, impactado pelo ambiente macro difícil e pela demanda ainda fraca por bens duráveis.
A XP calcula prejuízo líquido de R$ 58 milhões para o Magazine Luiza.