Mercados

Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3): Dados ligam sinal amarelo para cifras do 2T23

11 jul 2023, 15:53 - atualizado em 11 jul 2023, 15:54
Magazine Luiza
Cifras ainda reforçam um ambiente econômico difícil aos players de comércio eletrônico (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

Apesar da perspectiva de corte de juros impulsionar ações do Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3), duas das principais empresas de varejo e e-commerce da bolsa, o atual cenário aponta para números ainda negativos no segundo trimestre, destaca Rafael Passos, da Ajax Asset.

Dados do IGet (feitos a partir da maquininha de pagamentos do Santander, a GetNet) de junho mostraram a terceira contração seguida na atividade do varejo. Após retomada no primeiro trimestre, o IGet ampliado caiu na margem ao longo de todo o segundo trimestre.

“Os dados sugerem uma temporada de resultados mais fracas para as varejistas (em termos de vendas), onde o índice iGet mostrou a tendência de desaceleração das categorias do varejo, após recuperação do setor no 1T23, em linha com o ambiente macro (juros e crédito) mais desafiador”, coloca o analista.

Para ele, as cifras reforçam um ambiente econômico difícil aos players de comércio eletrônico e varejistas focados em eletroeletrônicos (VIIA3 e MGLU3) e moda de baixa renda (C&A, GUAR3, AMAR3 e LREN3).

Em junho, o Magazine Luiza despencou 10%: a ação tem salvação, ou é hora de fugir da varejista? Confira a resposta de João Piccioni, analista-chefe da Empiricus Research assistindo ao vídeo abaixo.

Queda na Selic não será suficiente para salvar ação do Magazine Luiza

Em relatório de mudança de preço-alvo para o Magazine Luiza, analistas do Santander colocam que mesmo com o possível corte dos juros, há falta de uma melhora relevante no ambiente de consumo. O banco projeta um lucro abaixo de R$ 275 milhões em 2024 para a companhia.

“Embora estejamos aumentando nossa receita bruta de 2023 em aproximadamente 3%, os ventos contrários nos impostos sobre vendas e a recuperação mais lenta do que o esperado nas principais categorias do Magalu em lojas, provavelmente, reduzirão qualquer recuperação significativa da lucratividade em 2023″, observam.