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Magazine Luiza (MGLU3): Ação não deve subir muito mais, avalia Santander

21 dez 2022, 12:18 - atualizado em 21 dez 2022, 12:18
Magazine Luiza
Santander vê potencial de valorização limitado para a ação do Magazine Luiza (Imagem: Money Times/Renan Dantas)

O Santander rebaixou a recomendação de Magazine Luiza (MGLU3) para “neutro”, citando um valuation “muito exigente” para o momento atual.

Aproveitando a atualização, o banco introduziu um novo preço-alvo, de R$ 2,80 ao fim de 2023, o que implica um potencial de valorização limitado para a ação.

O Santander segue acreditando na estratégia bem definida do Magazine Luiza para seu marketplace. Na avaliação da instituição, esse deve ser o gatilho para o crescimento do GMV (volume bruto de mercadorias) nos próximos anos.

No entanto, o Santander ressalta que, apesar do rápido crescimento da companhia durante o boom do e-commerce, no início da pandemia do coronavírus, alguns investidores questionam a habilidade de diversificação de exposição e ao ganho de participação do mercado do Magalu no longo prazo.

“O Magazine Luiza precisa de mais tempo para que sua estratégia e seus investimentos comecem a entrar em jogo, principalmente devido ao potencial para uma oportunidade bem maior no marketplace“, comentam Ruben Couto, Eric Huang e Vitor Fuziharo, em relatório publicado nesta terça-feira (20).

Reforçando que o valuation não parece atrativo, o Santander afirma que, para encontrar motivos para um upside dentro do preço-alvo, deve-se assumir que as margens Ebitda seguirão uma tendência de dígitos duplos, o que parece improvável, uma vez que “a companhia está focada em otimizar os ganhos de margem de maior eficiência para acelerar o crescimento”.

Entrando em 2023

É verdade que, como o setor de varejo de e-commerce, o Magazine Luiza enfrentou momentos difíceis em 2022, com as vendas caindo após o pico no auge da pandemia. A queima de caixa de R$ 3,8 bilhões no primeiro trimestre ainda acionou um sinal amarelo para alguns investidores, destaca o Santander.

O banco considera que houve alguma recuperação, o que pode marcar o início de uma retomada em 2023. Ainda assim, dada a alta exposição da companhia a bens duráveis, analistas projetam uma recuperação modesta de receitas em 2023, com as vendas nas lojas físicas devendo subir cerca de 5% no comparativo anual e o GMV online mostrando avanço de 12% na mesma base de comparação.

A rentabilidade também deve melhorar, com as margens Ebitda atingindo 6,8%, alta anual de 80 pontos-base.

“No entanto, taxas de juros elevados ainda podem manter o Magazine Luiza com um prejuízo em 2023 e levar a mais um ano de consumo de caixa”, ponderam Couto, Huang e Fuziharo.

Para Via (VIIA3) e Americanas (AMER3), o Santander manteve recomendação “neutro”, com preços-alvo de R$ 2,20 e R$ 9,10 ao fim de 2023, respectivamente.