Magazine Luiza dobra lucro e supera expectativa do mercado
O Magazine Luiza (MGLU3) anotou um lucro líquido de R$140,7 milhões (margem líquida de 3,8%) no segundo trimestre de 2018. O número representa um crescimento 94,5% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado, por ação, corresponde a R$ 0,75, acima do R$ 0,63 estimado pelo consenso do mercado.
A receita líquida total evoluiu 36,9% para R$ 3,7 bilhões, em linha com a variação da receita bruta total. Para a receita, o consenso apontava para R$ 3,35 bilhões, contra R$ 2,70 bilhões no mesmo período do ano anterior.
O Ebitda aumentou 32,5% para R$312,4 milhões, equivalente a uma margem de 8,5%. O elevado crescimento das vendas, a contribuição positiva do e-commerce e a diluição das despesas operacionais, contribuíram para o crescimento.
Copa do Mundo e greve
Segundo a empresa, para capturar as oportunidades do momento, a empresa lançou, em março, a campanha “Sai Zica”, que incentivava o consumidor a trocar seu aparelho de TV do 7 a 1 por um novo modelo. A campanha, que se estendeu até o final do mundial, contribuiu para que o Magazine Luiza dobrasse sua participação de mercado na categoria imagem em relação à Copa do Mundo de 2014.
Para evitar que a paralisação dos caminhoneiros comprometesse os resultados, o Magazine Luiza montou, ainda nos primeiros dias da greve, um Comitê de Crise. Foram tomadas medidas como o aumento dos prazos de entrega de novos pedidos, sua comunicação imediata à base de clientes e o direcionamento das campanhas de marketing para produtos com estoque em loja.
Após o final do movimento, a Malha Luiza — formada por 1.700 microtransportadores — foi mobilizada para a regularização do abastecimento de lojas e entregas em atraso. Em três dias, 98% das lojas do Magalu estavam totalmente abastecidas. E, em menos de uma semana, as entregas pendentes foram feitas.