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Magazine Luiza desaba 18% e tem pior sessão desde o início da pandemia

12 nov 2021, 18:08 - atualizado em 12 nov 2021, 18:58
Empresa teve lucro ajustado de julho a setembro de R$ 22,6 milhões, quase 90% de queda. (Divulgação/ Magazine Luiza).

O Magazine Luiza (MGLU3) liderou as perdas do Ibovespa nesta sexta-feira (12), com um recuo de 18,32%, a R$ 11,15, após a empresa divulgar o balanço do terceiro trimestre deste ano.

O desempenho marcou a pior queda diária desde 18 de março, início da pandemia, quando o papel da varejista caiu 19%.

Com balanço, a empresa confirmou as expectativas que em parte estavam sendo precificadas pelos investidores, de um impacto da alta de juros e da inflação sobre as vendas — as ações da companhia já caem 50% no acumulado desde janeiro.

Nesta semana, a Via (VIIA3), dona da Casas Bahia, informou uma queda de 14,3% no desempenho das lojas físicas, em um reflexo da queda do fluxo nas lojas, além de divulgar uma previsão bilionária.

A Via e o Magazine Luiza dependem mais da venda de produtos de ticket médio mais elevados, como eletrodomésticos. Ou seja, ambas estão mais expostas a uma economia com inflação e juros em patamares bastante elevados.

Para a Genial Investimentos, a ação do Magazine Luiza ainda pode subir 31,87%, mas a corretora tem recomendação de “manutenção” para os papéis.

Os analistas da casa destacaram que a varejista apresentou uma queda de 8% na receita e recuo de 14,6% no critério de ‘venda mesmas lojas’.

“Representando menos de um terço das vendas totais consolidadas, essa queda não foi suficiente para apagar o aumento de 12% do GMV total da companhia”, disseram

Eles ponderaram que, com a maior participação do e-commerce e o aumento dos custos advindos da piora do cenário macro, as margens ficaram pressionadas e houve uma queda de rentabilidade nos indicadores operacionais.

Queda no lucro

O Magazine Luiza teve lucro ajustado de julho a setembro de R$ 22,6 milhões, quase 90% de queda ante os 215,9 milhões reportados um ano antes.

Como reflexo do contínuo ganho de participação dos canais digitais nas vendas, a margem bruta ajustada da companhia caiu 1,5 ponto percentual ano a ano, para 24,7%.

O resultado operacional do grupo medido pelo lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado caiu 37,5% no comparativo anual, a 351 milhões de reais. A margem Ebitda caiu de 6,8% para 4,1%.

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