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Magalu (MGLU3), Via (VIIA3) e Americanas (AMER3) terão prejuízo no 2T22, diz Genial

10 ago 2022, 16:55 - atualizado em 10 ago 2022, 18:14
Magalu
A Genial estima Ebitda do Magazine Luiza em R$ 496 milhões. (Imagem: Money Times/Gustavo Kahil)

A Genial Investimentos estimou em relatório que o segundo trimestre do ano (2T22) deve reservar prejuízos para Magazine Luiza (MGLU3), Via Varejo (VIIA3) e Americanas (AMER3).

A corretora projeta perdas de R$ 139 milhões, R$ 121 milhões e R$ 138 milhões, respectivamente.

Para Magazine Luiza, a corretora vê um movimento inicial de recomposição de margens.

“Com um menor volume de compras de estoques, aliada a prazos mais longos de pagamento de fornecedores, o alívio no capital de giro deve auxiliar a varejista a reportar um trimestre com geração de caixa, porém, as pressões no Ebitda ainda fazem com que a Magalu não reverta o prejuízo do 1T22“.

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Em relação ao indicador de vendas das mesmas lojas físicas, a Genial avalia que deverá continuar negativo para Magazine Luiza em 4%, com um crescimento já esperado de 3,4% em volume bruto de mercadorias (GVM) de lojas físicas.

No e-commerce, o GVM do Magazine Luiza deve apresentar uma leve alta ante 2021 na base anual, diz a corretora.

“Esperamos que a dinâmica seja negativa para o 1P (produtos próprios), o qual projetamos uma queda de 4,4% a/a, e positiva para o marketplace (3P), que deve crescer a 24% a/a motivado pelo takerate médio (percentual de comissão)”.

A Genial avalia que o take-rate do Magalu é o reflexo de um varejo mais racional em sua monetização, “e também por um maior fluxo de vendas, que ultrapassou a marca de 200 mil em meados de julho, e vendas de produtos de cauda longa”.

“Com um repasse de custos e uma maior margem de seu marketplace (3P), esperamos um alívio de 237 pontos base (bps) na margem bruta de Magalu neste trimestre, totalizando 28% no período”.

A Genial estima um faturamento líquido de R$ 8,7 bilhões, com Ebitda em R$ 496 milhões e margem de 5,5%.

Lojas físicas da Via apresentam melhora

No caso de Via, a Genial avalia que as lojas físicas devem apresentar uma melhora de performance no trimestre. “Esperamos um indicador de vendas das mesmas lojas positivo em 7% no período, com faturamento de R$ 6,02 bilhões”.

Em seu GMV de e-commerce, a Via deve sentir uma retração, o qual a Genial estima num montante de R$ 3,5 bilhões no trimestre.

Em relação aos produtos próprios (1P), analistas veem uma desaceleração, que é válida para o marketplace também.

“A forte exposição a linha branca deve acabar pesando para a Via. A nossa expectativa é uma desaceleração de 24% a/a em 1P”, avaliam.

No marketplace, analistas dizem que a medida em que a Via consegue aumentar a sua penetração de produtos de cauda longa, enxergam um aumento no número de pedidos.

Porém, eles apontam um recuo do ticket médio, devido ao favorecimento de mix de produtos com menor valor agregado.

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A Genial acredita que a Via deve apresentar uma melhora significativa na estrutura de monetização de seus serviços de 3P, elevando o take-rate em cerca de 5,3 pontos percentuais na base anual.

“Apesar de um GMV 3P com retração, o incremento no take-rate deve mais do que compensar esse efeito, considerando a aceleração no faturamento de lojas físicas”.

Em relação a margem bruta, a corretora diz que a forte recuperação da performance de lojas físicas deve trazer um efeito positivo, e estimam a marca de 30,9%.

A Genial prevê um faturamento líquido de R$ 7,9 bilhões, com Ebitda em R$ 634 milhões e margem de 8%.

Resiliência da Americanas

Dentre as varejistas avaliadas, a Genial vê a Americanas com o perfil mais resiliente.

Com o retorno de fluxo de vendas para lojas físicas, a corretora estima que a companhia vai apresentar o maior SSS (Same Store Sales) do setor, próximo a 10% no trimestre.

A Genial prevê a receita bruta de operação física em R$ 3,5 bilhões.

Em relação a receita bruta digital, a corretora enxerga uma leve retração de 5% ante 2021, a R$ 4,5 bilhões.

“A dinâmica deve ser parecida com a de Magalu, com uma desaceleração no 1P em menor magnitude que a concorrente, mais do que neutralizando o crescimento de 16,3% em seu GMV 3P”, estimam.

A Americanas também deve apresentar a melhor margem bruta do setor de e-commerce, com um lucro bruto de R$ 2,1 bilhão e uma margem de 31,3%, segundo a Genial.

A corretora espera um faturamento líquido de R$ 6,7 bilhões no trimestre, com Ebitda de R$ 818 milhões e margem de 12,2%.

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