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Madonna no Rio: Proteja o app do seu banco antes de assistir o show em Copacabana; veja passo a passo

04 maio 2024, 15:00 - atualizado em 03 maio 2024, 15:51
madonna no rio de janeiro Copacabana
É aguardado ao menos 1,5 bilhão de pessoas na praia de Copacabana neste sábado (04). (Imagem: Reuters/Mario Anzuoni/Files)

A Madonna, um dos maiores nomes do pop mundial, desembarcou no Brasil para a turnê “The Celebration Tour”. A apresentação acontece neste sábado (04), de forma gratuita, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

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A turnê marca o encerramento das apresentações que comemoram os 40 anos de carreira da “rainha do pop”, o que certamente levará uma multidão para a frente do Copacabana Palace, onde acontecerá o show. A última estimativa é de que a apresentação levará ao menos 1,5 milhão de pessoas do Brasil inteiro para as areias da praia.

Pensando nisso, a equipe do Money Times reuniu as principais dicas para proteger as contas bancárias dos fãs da cantora que irão até o Rio de Janeiro, já que um momento como esse certamente fará com que diversas pessoas queiram registrar em seus celulares.

Vale lembrar que, em todos os bancos, seja via aplicativo ou internet banking, há uma funcionalidade de limites de transferência Pix que pode ser configurado independentemente de qual instituição a pessoa seja cliente. Dessa forma, já é possível bloquear alguma ação na conta.

Aplicativos de bancos que fornecem ferramentas

Nubank

Utilizado por muitos brasileiros, o Nubank possui uma ferramenta chamada Modo Rua. Com ela, é possível determinar um valor máximo de transações quando não estiver em casa ou fora de redes de conexão confiáveis.

Para ativar, basta:

  • Acessar o menu de segurança do app e selecionar o “Modo Rua”;
  • Depois, selecionar as redes de internet confiáveis as quais costuma utilizar;
  • Estabelecer o limite de transações.

Mercado Pago

Mercado Pago é outro que possui funcionalidades que protegem o seu cliente. No aplicativo, é possível adicionar uma “Pessoa de Confiança” — ou seja, quando o dono da conta não puder acessar a sua conta por conta de furtos, essa pessoa que estará cadastrada no aplicativo pode reportar o problema de forma rápida ao banco.

Para ativar, basta:

  • Ir no seu perfil do banco;
  • Selecionar a aba “Segurança”;
  • Depois acessar “Pessoas de Confiança”;
  • E convidar a pessoa de segurança.

Seguros para contas bancárias

Pic Pay

Pic Pay possui um recurso chamado Seguro Carteira Digital, que custa de R$ 5,60 a R$ 20,50 por mês e pode ser personalizado para o tipo de proteção que deseja. Basicamente, ele impede transferências, inclusive de saldos de outros bancos (disponibilizado via Open Finance). O seguro ainda pode cobrir riscos cibernéticos e proteção ao cartão de crédito.

Eles possuem também o Seguro Celular, a partir de R$ 9,90, com reembolso do saldo, em caso de furtos e roubos.

Sicoob

Sicoob disponibiliza aos seus clientes o Seguro Transações, que protege as movimentações financeiras digitais e operações que envolvam boletos bancários, vouchers e duplicatas. O produto também ampara se a pessoa realizar saque ou compras sob coação ou grave ameaça física. A contratação pode ser realizada pelo Super App Sicoob, pelo valor de R$ 5 mensais.

BB Seguros

BB Seguros oferece também um seguro por R$ 9,90 que cobre roubo ou furto qualificado de bolsas e dos itens que estiverem listados na contratação do produto – celular, carteira e o que mais o cliente desejar.

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Aplicativo Celular Seguro do Governo Federal

Esse é o aplicativo do governo que impede o uso do aparelho celular em caso de roubo por meio da linha telefônica, bloqueando inclusive apps de bancos.

Confira o passo a passo para usar o aplicativo:

  • Passo 1: Baixar o app “Celular Seguro” na loja de aplicativos do seu celular (Google Play, para Android, ou App Store, para iOS);
  • Passo 2: O log-in deve ser feito pela conta gov.br, dessa maneira, quem não tem deverá criar. É preciso aceitar os termos de uso;
  • Passo 3: Registrar o número do celular, podendo ser mais de um, contanto que esteja atrelado ao CPF;
  • Passo 4: O cadastro de uma pessoa para realizar denúncia no lugar da vítima é opcional. Caso o faça, a pessoa deve ter cadastro no gov.br e baixar o aplicativo;
  • Passo 5: Em caso de roubo, furto ou perda, a vítima ou a pessoa de confiança cadastrada pode criar a ocorrência;
  • Passo 6: O aplicativo irá noticiar a Anatel e bancos parceiros, além de gerar um protocolo.

Vale destacar que, para que o sistema de bloqueio funcione adequadamente, é preciso que a linha telefônica esteja vinculada ao CPF.

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