Macron pede suspensão de investimentos nos EUA após tarifas

O presidente da França, Emmanuel Macron, pediu nesta quinta-feira (3) que as empresas europeias suspendam os investimentos planejados nos Estados Unidos depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou tarifas globais abrangentes nas importações norte-americanas.
“Acho que o que é importante, e isso é todo o trabalho que deve ser feito por setor, é que os investimentos futuros ou os investimentos anunciados nas últimas semanas sejam suspensos até que as coisas sejam esclarecidas com os Estados Unidos”, disse Macron durante uma reunião com representantes da indústria francesa.
- Trump anuncia tarifas recíprocas e Brasil ‘sai ganhando’: Assista ao Giro do Mercado de hoje para entender como estratégia do presidente dos EUA pode afetar seus investimentos:
Macron afirmou que nenhuma resposta foi descartada ainda e sugeriu usar o mecanismo anticoerção, respostas visando serviços digitais e analisando os mecanismos de financiamento da economia dos EUA.
Macron acrescentou que a resposta às tarifas recíprocas será “mais massiva” do que sua retaliação anterior às tarifas de aço e alumínio dos EUA.
Macron chamou as tarifas de “brutais e infundadas” e um choque para o comércio internacional, e que a Europa precisa responder “setor por setor”.