Internacional

Macron fará ligação com Joe Biden para tratar da crise dos submarinos, diz porta-voz francês

19 set 2021, 14:16 - atualizado em 19 set 2021, 14:16
Macron
Segundo o porta-voz do governo francês Gabriel Attal, Biden pediu para falar com Macron para esclarecer sobre o cancelamento pela Austrália de um contrato de fornecimento de submarinos com Paris (Imagem: REUTERS/Christian Hartman)

O presidente francês Emmanuel Macron fará uma ligação com o presidente dos EUA, Joe Biden, nos próximos dias, disse o porta-voz do governo francês neste domingo, em meio a uma crise diplomática desencadeada pelo cancelamento pela Austrália de um contrato de fornecimento de submarinos com Paris.

A França disse na sexta-feira que estava chamando de volta seus embaixadores de Washington e Canberra por conta de um acordo de segurança trilateral envolvendo também a Grã-Bretanha, que acabou por cancelar a encomenda multibilionária de submarinos franceses.

“O presidente Biden pediu para falar com o presidente da República e haverá uma conversa telefônica nos próximos dias entre o presidente Macron e o presidente Biden”, disse o porta-voz Gabriel Attal ao canal de notícias BFM TV.

A França buscará “esclarecimentos” sobre o cancelamento do acordo de submarinos, disse Attal.

O cancelamento do contrato, fechado em 2016, causou fúria em Paris, que afirma não ter sido consultada por seus aliados. O governo australiano, no entanto, diz que deixou claras suas preocupações durante meses.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar