Internacional

Macron alerta franceses que sacrifícios serão necessários com chegada de inverno rigoroso

24 ago 2022, 12:03 - atualizado em 24 ago 2022, 12:03
Presidente da França, Emmanuel Macron
Macron disse que as pessoas estão vivendo uma série de crises, com temperaturas extremas, incêndios e secas das últimas semanas, a guerra na Ucrânia e interrupções no comércio global (Imagem: Reuters/Philippe Wojazer)

O presidente da França, Emmanuel Macron, disse aos franceses nesta quarta-feira que há meses difíceis pela frente, pois “a liberdade tem um custo”, com seu governo alertando que pode haver aumentos nos preços de energia à medida que a guerra na Ucrânia continua.

No entanto, os sindicatos rejeitaram seu pedido de sacrifícios, dizendo que os trabalhadores precisam de salários mais altos para lidar com a inflação crescente.

Macron disse que as pessoas estão vivendo uma série de crises, com temperaturas extremas, incêndios e secas das últimas semanas, a guerra na Ucrânia e interrupções no comércio global.

Falando na primeira reunião de gabinete desde as férias de verão, Macron disse que o mundo enfrenta o fim de uma abundância fácil de bens e recursos e “de uma certa despreocupação”.

“A liberdade tem um custo”, disse Macron, pedindo a seus ministros que sejam ambiciosos e aos franceses a aceitarem novas medidas. “As batalhas que temos que travar… só serão vencidas com nossos esforços.”

Nas próximas semanas, seu governo terá que decidir se renovará os tetos de preços de eletricidade e gás que expiram no final do ano e manterá um desconto de combustível, que juntos ajudaram a manter a inflação francesa mais baixa do que muitos países europeus, mas pesam muito sobre as finanças publicas.

A França não pode manter tetos de preços de energia para ajudar as famílias a lidar com a inflação crescente para sempre, disse o porta-voz do governo Olivier Veran após a reunião do gabinete. “Pode haver aumentos de preços”, disse ele.

Macron, que ganhou um segundo mandato presidencial em abril, mas perdeu a maioria no Parlamento, enfrenta desafios difíceis, incluindo convencer os legisladores a aprovar o orçamento de 2023.

O governo apresentará legislação em setembro para acelerar projetos de infraestrutura de energia e elaborar um plano de curto prazo para garantir o fornecimento de energia para o inverno, disse Veran.

A França também está trabalhando em um “plano de contenção de energia” que pedirá a todos os cidadãos que se comprometam com uma “caça por desperdício”, como desligar as luzes ao sair dos escritórios, disse Macron em julho.

A França é menos dependente do que alguns vizinhos das importações de gás da Rússia, que representam cerca de 17% do seu consumo de gás. Mas as preocupações com o fornecimento russo, no entanto, permanecem.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar