M. Dias Branco: alta de taxas de exportação do trigo na Rússia pode afetar operações
Uma possível elevação do imposto de exportação do trigo da Rússia poderia prejudicar as operações da M. Dias Branco (MDIA3), afirma a Ágora Investimentos em relatório enviado a clientes.
De acordo com os analistas Leandro Fontanesi e Ricardo França, o país é o maior produtor da commodity, responsável por 20% da produção global, e qualquer restrição de oferta poderia impactar nos preços.
“No geral, as barreiras de exportação da Rússia vêm como uma tentativa de controlar a inflação dos preços domésticos dos alimentos, e o aumento esperado no imposto de exportação do trigo aborda o fato de que o valor atual proposto já parece ter sido absorvido pelo mercado”, dizem.
Fontes ouvidas pela Reuters dizem que as tarifas podem chegar a 50 euros por tonelada a partir de 15 de fevereiro a 15 de março, e que há grandes chances de que esse valor seja aprovado.
“O trigo representa 40-45% do CPV (Custo dos Produtos Vendidos) da M. Dias Branco e, portanto, novos aumentos nos preços do trigo podem levar à compressão da margem”, afirmam.
A Ágora tem recomendação de compra para ações da companhia, com preço-alvo de R$ 42.