Internacional

Luta da Ucrânia é inspiração para Taiwan, diz ministro das Relações Exteriores

07 mar 2022, 11:29 - atualizado em 07 mar 2022, 11:29
“Apesar da grande adversidade, o governo e o povo da Ucrânia têm lutado com tremenda coragem e determinação”, disse o ministro, Joseph Wu, em entrevista coletiva (Imagem: REUTERS/Fabian Hamacher)

Ucranianos que lutam contra invasores russos têm inspirado o povo de Taiwan, disse o ministro das Relações Exteriores da ilha nesta segunda-feira, ao anunciar milhões de dólares em ajuda para refugiados ucranianos.

“Apesar da grande adversidade, o governo e o povo da Ucrânia têm lutado com tremenda coragem e determinação”, disse o ministro, Joseph Wu, em entrevista coletiva.

“Deixe-me dizer isso do fundo do meu coração: vocês têm sido uma inspiração para o povo taiwanês ao enfrentar ameaças e coerção do poder autoritário.”

Taiwan, democrática e autogovernada, é reivindicada pela China, que prometeu trazer a ilha de volta ao seu controle, pela força, se necessário.

Enquanto algumas pessoas traçam paralelos entre a situação da Ucrânia, tentando afastar as tropas invasoras russas, e Taiwan, enfrentando a ameaça de invasão por forças chinesas, a China rejeita a comparação dizendo que Taiwan sempre fez parte da China.

Taiwan também afirma que a situação da ilha é fundamentalmente diferente, citando a barreira natural do Estreito de Taiwan –que a separa da China– e o papel fundamental de Taiwan na cadeia global de fornecimento de semicondutores.

Wu disse que Taiwan arrecadou mais de 10,6 milhões de dólares para ajudar ucranianos deslocados desde que seu ministério criou uma conta para doações, e o escritório de representação de Taiwan na Polônia faria nesta segunda-feira o primeiro desembolso de um terço do valor para uma agência de refugiados.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar