AgroTimes

Lupion cita guerra de narrativas, defende Embrapa e diz que Brasil pode triplicar produção de alimentos sem desmatar

08 nov 2023, 12:23 - atualizado em 08 nov 2023, 12:23
lupion alimentos
Para líder da bancada ruralista, os grandes concorrentes do Brasil no agronegócio buscam culpar o país por não produzir com responsabilidade (Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Pedro Lupion (PP – PR), discursou na abertura do Summit Agro 2023 do Estadão e falou que o agronegócio convive com uma guerra de narrativas.

“As grandes economias do mundo, nossos concorrentes como EUA e União Europeia, têm apontado o dedo para o Brasil e tentado incutir regras na nossa produção de alimentos. Essa é uma narrativa que, ao mesmo tempo que temos de enfrentar, precisamos aceitar. Temos um país continental, com diferentes métodos de produção e cultivo em cada um dos seus biomas, com realidades regionais completamente distintas e que enfrenta problemas continentais. Há seis meses, estávamos na terceira safra de defasagem no Sul por seca, e agora vemos lavouras destruídas por chuvas, enquanto o Norte convive com uma nova seca e a Amazônia queima como nunca”, explica.

Lupion citou ainda as dificuldades dos produtores rurais na hora de acessar recursos do seguro rural no Plano Safra 2023/2024.

  • Eletrobras deixa prejuízo para trás e lucra R$ 1,47 bilhão no 3T23: Ainda vale a pena investir nas ações da elétrica? Confira a recomendação do analista Ruy Hungria no Giro do Mercado desta quarta-feira (8), é só clicar aqui:

“Essas são as consequências de vivermos em um país continental, com uma produção agrícola gigantesca que nos enche de orgulho e representa 1/3 da nossa economia, mais de 30% da geração de empregos e 50% da nossa balança comercial. Dessa forma, o único país no mundo capaz de triplicar sua produção de alimentos sem desmatar é o Brasil, com cada vez mais tecnologia e competitividade na nossa produção”, analisa.

Por fim, o líder da bancada ruralista ainda voltou a criticar a prova do Enem 2023, que, segundo ele, atacou a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ainda que não tenha especificado como isso ocorreu.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar